No dia 16 de julho é comemorado é Dia do Comerciante e o Portal Metrópole de Notícias destaca a história de alguns dos empreendedores desse seguimento.
O município de Osvaldo Cruz tem uma longa e importante história ligada ao comércio, graças ao trabalho de famílias pioneiras que quando chegaram entre as décadas de 30 e de 40, se estabeleceram na cidade para garantir o abastecimento dos demais trabalhadores que desbravavam os sertões da região, abriam estradas e assim possibilitaram a chegada do progresso por aqui.
Por conta da importância desta data, a ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), realiza nesta segunda-feira, um coquetel para promover o encontro e a confraternização dos comerciantes do município.
O Portal Metrópole de Notícias entendendo a importância e a grandeza da história dos comerciantes em Osvaldo Cruz, conversou com alguns empresários da nossa cidade.
Família Takara
A família Takara está na atividade há 70 anos com a empresa Biscoitos Paulista e como todos os grandes projetos, a história começou a partir de um sonho que com muito trabalho, cresceu, se desenvolveu e hoje é reconhecida como uma marca de sucesso.
No começo, a ideia era fabricar doces caseiros e vender pelas ruas da cidade para garantir o sustento da família, mas com o tempo, graças à dedicação e a força de trabalho, a atividade cresceu, evoluiu e se transformou no que é hoje a Fábrica de Biscoitos Paulista.
Kosum Takara, segunda geração da família empreendedora que iniciou o negócio, hoje administra a empresa ao lado da filha, Thelma Takara. Segundo Kosum, existe um segredo para quem quer vencer: "São três os elementos do sucesso em qualquer empreendimento: Trabalho, trabalho e trabalho".
Elisândra Félix
No comércio na área de fármacos, a empresária Elisandra Félix, da Essência Farmácia de Manipulação, há mais de 30 anos no mercado, também tira seu sustento do seu próprio negócio e disse que já enfrentou muitas dificuldades para permanecer no ramo.
"De quando comecei até os dias de hoje e não foi fácil. Comecei a trabalhar logo que terminei a faculdade em 1996 e foi com muita dificuldade que cheguei até aqui.", disse Elisândra.
Ela contou à reportagem do Portal Metrópole de Notícias que o seu sonho sempre foi ter a sua farmácia e destacou que com muita luta, conseguiu fazer dar certo e se consolidou no comércio de Osvaldo Cruz. "Lutei muito por isso e tudo deu certo! Hoje tenho a minha farmácia, vivo muito feliz no que eu faço e a cada dia temos dificuldades para vencer, mas com muita determinação, passamos por todas elas, temos bons retornos e sou muito grata.", contou.
A empresária destacou também, que com a crise dos últimos tempos as dificuldades vieram para todos, mas é otimista e acredita que essa fase vai passar. "Hoje com a crise, está difícil sim. A situação no geral está difícil e não só o comércio. Mas eu acredito que temos que ser otimistas, persistentes, lutar a cada dia, inovar, aprender e estar sempre à frente, cada um com o seu comércio na esperança de que tudo passa. Acredito que é só uma fase e que ainda teremos tempos muito bons. Sou feliz hoje e espero ser mais feliz ainda!", finalizou Elisândra.
Família Sato
Júlio Sato, lembrando que a comunidade nipônica teve papel de destaque no desenvolvimento do comércio de Osvaldo Cruz, falou da sua experiência de mais de 50 anos na área e destacou a chegada da sua família no final da década de 40, onde permanecem em atividade até os dias atuais com o Supermercado Tarzan.
"Minha família iniciou as atividades no comércio com uma sorveteria, depois investimos em um armazém e hoje atuamos na área de supermercado. Já estamos na terceira geração da família Sato que trabalha com comércio aqui em Osvaldo Cruz.", finalizou Júlio.
O portal Metrópole de Notícias parabeniza todos os comerciantes da nossa cidade e região!