Com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos diretos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual.
E com o intuito de conscientizar a população de Osvaldo Cruz, o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - promoverá nesta sexta-feira (18) um atendimento especial ao público.
Segundo a Assistente Social, Mayara Rocha Sarti, a proposta é evidenciar dados relativos ao grave problema no paÃs, a fim de provocar um choque de consciência e engajamento social de forma a ampliar a quantidade de denúncias pelo telefone, por meio do canal 'Disque 100'.
"Estaremos com uma banca em frente ao CREAS para um atendimento mais consistente, e no dia 22 de maio as ações continuam com uma apresentação teatral da peça: "Araceli Meu Amor", em duas sessões, a primeira às 9h e a segunda às 14h, no Cine São José. Essa é uma parceria nossa com os CRAS "José Leão Bicalho" e "Aurelindo de Freitas Barbosa", explicou a Assistente Social.
Com o slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Desde 2009 utiliza como sÃmbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o paÃs e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do "18 DE MAIO" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.