Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia do Artista, que foi instituído no Brasil para agradecer todos aqueles que nos fazem escapar por um momento da nossa realidade e poder sonhar. O ator, poeta, escritor, pintor, compositor, músico, dançarino, artesão, enfim, todos que nos trazem o belo através da arte.
Existem alguns que fazem da arte um hobby, mas muitos ganham a vida sendo artistas e praticando atividades para agraciar a um público.
Osvaldo Cruz é uma cidade repleta de bons artistas e a reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrevistou algum deles para falar sobre o amor pela arte.
José Braz de Oliveira, Diretor da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Osvaldo Cruz, destacou que a cidade é cheia de talentos. "Nossa cidade é repleta de pessoas de talento para arte. Aqui existem artistas em todas as áreas, escritores, atores, músicos, dançarinos, até desportistas que não deixam de trabalhar com arte também. O artista nasce com um dom, um talento que vem desde o berço e que se desenvolve com o passar do tempo. E eu penso que o circo é a forma de arte que abriu caminhos para que as outras se desenvolvessem. Do circo veio o teatro, a dança, a música, os malabaristas, palhaços, então o circo é uma escola de arte. O artista é aquele tem a sensibilidade diferenciada e nessa oportunidade, eu gostaria de parabenizar e abraçar todos os artistas da cidade de Osvaldo Cruz, que com talento e admiração, praticam qualquer tipo de arte.", disse.
Cíntia Férsi é um dos exemplos de artistas conhecidos e renomados de Osvaldo Cruz que vive de música e em entrevista, falou sobre a gratidão e o amor pela arte. "É um prazer falar sobre o dia do Artista e eu fico muito feliz em saber que existe um dia só para ele. Essa é uma profissão abençoada e exige muita luta diária, principalmente em um país que não tem muitas oportunidades na área. Tenho o prazer de conviver com diversos músicos da nossa cidade e também da região. A Casa de Artes Elis, me proporciona esse contato diário e a nossa convivência é um prazer. Sempre digo que a música traz a presença de Deus e eu acho interessante que Osvaldo Cruz, mesmo sendo uma cidade pequena, tem muitos artistas em diversas áreas e isso faz com que a nossa região se torne cada vez mais cultural. Temos cada vez mais procura pela arte. E o melhor é que Osvaldo Cruz tem pessoas que acreditam e valorizam os artistas da casa. Gostaria de desejar um feliz dia do artista para todos que usam a sua arte para emocionar.", disse.
Léo Souzza, cantor e compositor da nossa região, também contou um pouco sobre a sua história. "Eu canto desde que me entendo por gente. No meu aniversário de 1 ano eu já apareço em fotos com um microfone na mão. Minha família gosta muito de música, então desde pequeno eu tenho essa influência. Eu via as pessoas tocando, cantando e queria fazer também. Aos 4 anos comecei a tocar violão e eu nem imaginava que poderia ser um profissional na área. Em 2015 eu vi uma propaganda do The Voice Kids da TV Globo, resolvi fazer minha inscrição e quando eles me chamaram para a seletiva fiquei feliz demais, nunca tinha imaginado que poderia dar certo, porque eu assistia o programa e achava o máximo e eu estava ali. Participei do programa cantando uma música do Victor e Léo, que eram jurados na época. Só tinha uma vaga para o programa e o Carlinhos Brown acabou escolhendo um outro garoto. Foi uma experiência incrível, fiz contato com pessoas maravilhosas e alguns meses depois do The Voice, fui convidado para participar do Show do Victor e Léo dividindo o palco com eles e com isso meu amor pela música só aumentou. Comecei a compor, fiquei com mais vontade de seguir carreira e hoje estamos na luta, os projetos continuam e agora estamos com uma música nova que se chama 'Um Salve', é em um estilo bem diferente de falar de amor. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e gostaria de aproveitar a oportunidade para falar para as pessoas nunca desistirem dos seus sonhos.", destacou.
Marcus Andrade, ator e professor de teatro, falou em entrevista à nossa reportagem sobre como começou na arte. "O teatro entrou na minha vida quando eu tinha 7 anos de idade, primeiro como uma brincadeira e com o tempo eu enxerguei que aquilo que eu tanto amava podia se tornar a minha profissão. Comecei a estudar, me aprofundar e meu primeiro espetáculo profissional foi 'Uma Rosa para Hitler', com a Cia Devaneio de Osvaldo Cruz, com a coordenação da atriz Josi Araújo, que até hoje eu tenho um grande carinho por ter me mostrado o valor dessa arte. Com 18 anos continuei realizando cursos, oficinas e entrei em um trabalho dentro de um projeto da Secretaria de Cultura para ministrar aulas e para que isso fosse possível eu fui buscar uma formação e consegui ganhar uma bolsa de estudos para Teatro. Montei uma Companhia de Teatro na cidade e consegui uma parceria junto ao Governo do Estado em um projeto chamado 'Ademar Guerra' onde eu consegui inserir jovens na prática artística. Inúmeras crianças e adolescente já passaram pelos cursos de teatro que ministro em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Osvaldo Cruz, inclusive a atriz e cantora Tuane Toledo que começou com o nosso curso, saiu e fez a diferença. Ver um aluno seu conquistando espaço traz uma satisfação imensa. O trabalho de artista é de um verdadeiro garimpo, temos que buscar atualizações, não é um trabalho fácil, exige muita dedicação, verdade, tempo e amor. Principalmente amor, isso é que faz realmente a diferença. Osvaldo Cruz é muito rica em artista em todas as áreas, artes plásticas, dança, teatro, música.", comemorou Marcus.
Outro destaque das artes em Osvaldo Cruz é Renata Fernandes. Ela é coreógrafa, dançarina, professora de Educação Física e falou sobre a importância da arte na sua vida. "O artista se resume para mim como uma pessoa agraciada com um dom de Deus. Cada um com sua forma de se expressar, no teatro, na música, na dança. Eu comecei a participar de grupos de dança 21 anos atrás e a 15 anos me profissionalizei e dou aulas. A dança para mim vai além. Não é só o contato, o ritmo, mas sim união. A dança descobre muito talentos e une as pessoas. Esse dia é muito importante para nós, artistas. É um orgulho e um prazer ser artista aqui em Osvaldo Cruz e ter a oportunidade de trabalhar com isso. Eu consigo enxergar no rosto de cada criança, adolescente, idoso, o bem que a arte proporciona. Para a saúde do corpo e também da mente. Parabéns para todos nós artistas. Nós trabalhamos com o amor e muita dedicação para alcançarmos um futuro melhor.", finalizou.
Tuane Toledo, também contou um pouco sobre a sua história com a arte. "A arte sempre esteve envolvida na minha vida, desde muito nova. Com dança, música, mas a primeira vez que entrei de cabeça nisso foi com o violino. Me apaixonei pelo instrumento e iniciei meus estudos no Projeto Guri, por meio da Sueli Silva, que me ajudou muito quanto a isso. Depois comecei a dançar, cantar, fiz aulas de teatro e a cada coisa nova que eu fazia eu me apaixonava mais. Foi quando eu percebi que se não fosse arte, eu não faria mais nada. Resolvi escolher um desses caminhos para me aperfeiçoar, que foi a música, me formei e comecei a trabalhar. Não é fácil, mas é muito gratificante ver que você consegue transmitir algo bom pras pessoas. Mais tarde eu tive a oportunidade de me envolver com Teatro Musical, que é a minha área preferida e tive uma experiência incrível em Fortaleza como atriz da peça 'A hora da estrela'. Foi a experiência mais difícil da minha carreira, por estar longe da família, por ser um trabalho extremamente conhecido e levar o nome da Clarice Lispector, interpretando a Macabéa, que já foi feita por Marcélia Cartaxo. As pessoas esperavam muito de mim e graças a Deus deu mais certo do que eu imaginava, porque depois eu recebi o 'Prêmio Quimeras de Teatro'. Fui escolhida pelos artistas da região como a melhor atriz de teatro do Ceará. Fiquei muito feliz com essa conquista e agora continuo na luta. O Teatro musical é muito difícil, tem muita gente boa, tem que lutar muito, fazer muitos testes. Sou grata a todos que me acompanham, a minha família que sempre me apoia, todos os meus professores, Marcus, Renata, Cíntia Férsi, todos que de alguma forma contribuíram para que eu chegasse onde estou hoje. Eu não me vejo fazendo outra coisa que não seja envolvida com a arte. Essa é a melhor forma que sei fazer para transmitir coisas boas para as pessoas.", finalizou.
O Portal Metrópole de Notícias parabeniza todos os artistas da nossa cidade e região!