28 de julho: Dia do Agricultor

30/07/2018 05h16 No sábado (28) foi comemorado o Dia do Agricultor e o Portal Metrópole de Notícias buscou alguns dados sobre como está a agricultura em Osvaldo Cruz.
Redação - Kako de Oliveira e Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
28 de julho: Dia do Agricultor .

 

O Brasil é um país que têm a atividade agrícola em seu DNA e o resultado é o bom aproveitamento do seu solo fértil, com recordes de produção ano a ano.

Não por acaso que os números do agronegócio alcançam patamares importantes. Ano a ano a produção aumenta graças ao uso cada vez maior da tecnologia para produzir cada vez mais e melhor, utilizando as mesmas áreas cultiváveis e buscando não agredir o meio ambiente. 

As safras de grãos colhidas no país está constantemente batendo recordes de quantidade e mantendo uma qualidade que garante a aceitação tanto no mercado interno quanto mercado internacional.

No entanto, na outra extremidade da cadeia produtiva, a agricultura familiar, que mantém o homem do campo no campo, garantindo uma maior produção de alimentos e gerando empregos diretos e indiretos, sofre com a pouca quantidade de recursos e o pouco apoio que recebe.

Enquanto os planos safra, ano a ano, disponibilizam grande quantidade de recursos para os produtores do agronegócio brasileiro, as políticas públicas que até a pouco tempo favoreciam a agricultura familiar, vem sofrendo cortes fazendo com que programas importantes como o PAA (Plano de Aquisição de Alimento) de responsabilidade da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) seja quase que finalizado.

Os municípios fazem o que podem para garantir o mínimo de apoio aos seus agricultores familiares, buscando parcerias para oferecer capacitações que possam possibilitar que esses agricultores consigam agregar novos valores à atividade melhorando assim sua renda, permanecendo na sua atividade no campo.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz onde buscou informações sobre como anda a vida dos agricultores aqui do município.

Vitório Assakawa, que é Diretor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente explicou o que representou o corte do PAA aqui para a cidade. "O PAA (Plano de Aquisição de Alimento), um projeto que era realizado com recursos do governo federal que eram distribuídos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), teve seus dias de glória até o ano passado quando beneficiava cerca de 75 agricultores rurais de Osvaldo Cruz, ligados a agricultura familiar. Com esse corte, como o produtor não tinha mais para quem entregar o produto, ele acabou parando de produzir naquela quantidade. A movimentação caiu pela metade, fora que as entidades assistenciais que eram beneficiadas com cerca de R$500 mil em produtos recebidos por ano, hoje não têm mais o benefício.", disse.

Vitório falou também sobre outros projetos parecidos que ainda são mantidos em Osvaldo Cruz. "Temos programas aqui no município como por exemplo o da merenda escolar, que é o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Com recursos federais, quase 40 produtores cadastrados realizam a distribuição da sua produção nas escolas do município, melhorando a qualidade produtiva, mantendo um preço justo ao produtor e beneficiando a merenda escolar, que passa a ter um produto saudável, fresco, colhido no dia e de excelente qualidade.", comemorou.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias também falou com a Engenheira Ambiental Silva Maciel, que destacou a importância dos produtores rurais de Osvaldo Cruz buscarem cada dia mais informações sobre a legislação ambiental brasileira. "Nós, os ambientalistas, temos uma satisfação muito grande, porque estamos percebendo que os agricultores entenderam que não dá mais para separar agricultura e meio ambiente. Os dois fazem parte do mesmo contexto, ou seja, a preservação ambiental está diretamente ligada a agricultura. Sempre que pensamos em projetos de preservação ambiental, voltamos o olhar para a área rural e ficamos muito felizes porque diariamente os produtores rurais vão até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz para tirar suas dúvidas com relação a projetos de preservação, sobre de que forma que podemos intervir, o que a legislação permite.", disse.

A engenheira ambiental, Silva Maciel, também passou alguns dados que mostram que o produtor está realmente preocupado e tendo um olhar diferenciado para o meio ambiente. "Um dado positivo diretamente ligado à agricultura é que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) constatou que a área preservada do Brasil se encontra com 30% e isso é muito representativo. Aumentou-se a produtividade do país sem que houvesse um aumento de área e com isso percebemos que existe uma preocupação maior do produtor sobre esse assunto.", explicou.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, Luiz Baptista Junior, que é agricultor, também destacou a importância dos produtores rurais. "A agricultura é o que sustenta o nosso país. Se o Brasil olhasse com um pouco mais de atenção, teríamos ainda mais resultados. Nós, agricultores, temos que fazer a nossa parte apesar das dificuldades. Esse ano de 2018 estamos enfrentando problemas por causa dessa seca. Mas temos que fazer a nossa parte, que agora é contar com que o tempo mude e torcer para que a chuva venha o quanto antes para não prejudicar ainda mais.", falou.

Sobre a cafeicultura, Baptista explicou que nesse momento de colheita a seca ajuda, mas que com certeza virão prejuízos para 2019. "Na cafeicultura ainda temos um escape, porque estamos no período de colheita e a seca facilita esse período. Mas para o ano que vem, com certeza, teremos grandes perdas na agricultura do estado de São Paulo.".

Luiz Baptista Junior, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, falou um pouco sobre os programas do governo que ajudavam o produtor rural, mas que recentemente foram cortados pelo governo. "Uma das coisas que precisamos enaltecer são os planos da Conab, do PAA e do PPAIS que funcionam muito bem. Mas com o período eleitoral e a crise econômica o governo enxuga de todos os lados e um dos benefícios cortados foram esses planos e quem acabou perdendo foi o produtor rural. São planos que funcionam e ajudam bastante a agricultura familiar. Esta semana teremos uma reunião na prefeitura para falar sobre isso. Para semana que vem teremos algumas novidades para poder agregar valor para os produtos do nosso produtor de agricultura familiar aqui de Osvaldo Cruz.", disse.

Uma conquista importante para o município é que o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) hoje está inserido dentro da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz e no mês passado já foram ministrados cursos importantes para o produtor rural da cidade.

Baptista finalizou com uma mensagem para o agricultor. "Sou filho de agricultor e minha atividade principal hoje é a agricultura. Eu desejo a todos os agricultores força e coragem. Não podemos desanimar. Estamos passando por um momento difícil e temos que esperar as chuvas para recomeçar. Essa falta de chuva vai repercutir em 2019, mas não podemos desanimar, temos que sempre buscar valorizar e diversificar para podermos nos desenvolver cada vez mais na nossa atividade.".

A equipe do Portal Metrópole de Notícias parabeniza todos os agricultores pelo seu dia!

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular