As obras de construção de um abrigo público municipal destinado a animais abandonados em Presidente Prudente já tiveram início em uma área localizada no km 7 da Rodovia Júlio Budiski (SP-501) e a previsão é de que estejam concluídas até o fim deste ano.
Os serviços estão sob a responsabilidade da empresa Ação Ambiental Engenharia Ltda., vencedora da licitação, com recursos na ordem de R$ 937.740,55, provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente e do Ministério Público Estadual.
Além das baias para acolher temporariamente aproximadamente 500 animais, entre cães e gatos, o abrigo também contará com uma clínica especializada para tratar os bichos que necessitarem de cuidados veterinários.
Segundo o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), é fundamental entender que o local não será um "depósito de animais".
"Será um espaço para recepcionar esses cães e gatos que estejam vulneráveis, precisando de acolhimento ou tratamento. Depois de tratados, eles deverão ser encaminhados para adoção", ressaltou.
"Por isso, vamos precisar e muito do envolvimento da sociedade civil, pois o município sozinho não vai dar conta de manter esse novo serviço", ponderou.
Segundo a presidente da Rede ProAnimal Prudente, Valéria de Jesus Ribeiro, a construção é "resultado de uma luta de muitos anos" e trará dignidade a animais acidentados, vítimas de violência, fêmeas com filhotes e outros perfis de bichos abandonados.
"Muitas vezes, tenho que tirar do bolso para oferecer tratamento a eles, mas, dependendo do caso, esses animais precisam de acompanhamento permanente e nosso grupo não tem condições de oferecer isso. São em situações assim que o abrigo vai ser de grande utilidade", comentou.
Para gerenciar o estabelecimento e também cuidar de outros assuntos relacionados, o prefeito irá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei para instituir uma Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal, por meio de reestruturação administrativa.