Em uma cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (28), a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram a entrega do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PMCFC).
A secretária de assistência social de Adamantina, Andreia Regina Ribeiro, explica que o plano começou a ser confeccionado no ano de 2017.
“Havia no Ministério Público um inquérito civil que exigia que a Prefeitura fizesse o plano e colocasse em prática. Desde que assumimos a secretaria demos início à confecção do mesmo a fim de remodelar e adequar os serviços do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar”, afirma a secretaria.
Conforme a presidente do CMDCA, Erica Grespi Maião, o objetivo do plano é fazer um trabalho para que as crianças continuem integradas na sociedade por meio de ações de curto, médio e longo prazo.
“Nosso plano foi desenvolvido em consonância ao Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC)”, salienta.
O PMCFC é resultado de um processo participativo de elaboração conjunto que contou com a participação de representantes de todos os poderes e esferas de governo e, ainda, da sociedade civil organizada. Todos eles formaram a Comissão Intersetorial que elaborou os subsídios apresentados ao CMDCA.