O Departamento Municipal de Trânsito de Osvaldo Cruz (Demutran), espera pela convocação dos candidatos aprovados em concurso público para iniciar as atividades de Agente de Trânsito.
No inÃcio do mês, os cinco melhores classificados no concurso público foram chamados para um perÃodo de capacitação. No entanto, apenas os dois primeiros é que serão convocados para iniciarem os trabalhos.
Não há ainda previsão de contratação, visto que isto ainda depende de uma decisão administrativa. A contratação deve ocorrer durante o mês de outubro, destacou o diretor do Demutran, Clóvis Jair da Costa.
De acordo com o diretor do Demutran, toda a questão relacionada a circulação ou parada de veÃculos no âmbito urbano é de responsabilidade do municÃpio.
O papel dos agentes será orientar, educar, fiscalizar e no último caso autuar. Serão principalmente alvo do trabalho dos agentes observar questões zona azul, comportamento de motoristas em semáforos, estacionamentos, circulação de motociclistas, entre outros.
Importante dentro da nova estrutura de trânsito, o Agente não inviabiliza o papel da PolÃcia Militar que poderá ficar mais atenta à s questões do trabalho preventivo.
"É importante é que a PolÃcia Militar continua tendo autoridade para fiscalizar as multas de competência estadual enquanto os agentes de trânsito ficarão com a responsabilidade das autuações municipais.", finalizou Costa.