Depois dos protestos semana passada dos estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), contrários aos parâmetros do projeto de lei (PL) enviado pela Prefeitura de Adamantina à Câmara Municipal, de descontos no valor da mensalidade no período de internato hospitalar – que começa a ser realizado no ano que vem para as turmas 1 e 2 junto à Santa Casa de Araçatuba – os alunos encerraram a semana com um saldo positivo.
Eles protestaram na quarta-feira (23) pelas ruas de Adamantina, e logo após as manifestações uma comissão foi recebida pelo prefeito Márcio Cardim e o reitor Paulo Sérgio da Silva (reveja), reabrindo uma negociação, o que evoluiu para uma nova rodada de discussão e uma nova proposta, o que ocorreu na sexta-feira (25). Segundo nota do Centro Acadêmico (CA) “Prof. Dr. César Marinho”, que representa os alunos, o órgão havia encaminhado proposta à UniFAI em julho deste ano, o que até então vinha se arrastando.
Sem sucesso na estruturação da proposta – desde junho – e com o envio de PL à Câmara Municipal com valores abaixo da expectativa, os estudantes foram às ruas e protestaram.
Agora, segundo nota enviada pelo CA, a rodada de reuniões, na sexta-feira, apresentou progresso. “Depois de muitos acordos e discussões chegamos finalmente de um valor de 17 % (referente ao internato) e de 2% (referente a pontualidade), totalizando 19 % para os alunos que pagam a mensalidade em dia”, informa. “Acredito que assim chegamos a um valor razoável e satisfatório para ambas as partes”, completa a nota.
A proposta vai ser aplicada aos alunos das turmas 1 e 2, que iniciam o internato em Araçatuba no primeiro e segundo semestres do ano que vem.
Segundo o CA, para os demais termos novas negociações e projetos serão feitos com base nas peculiaridades de cada local de internato. “Vale a pena lembrar que para futuras negociações, ou seja, turma 3 em diante, ficou acordado que os descontos seriam equiparados a este ou até a valores maiores, que dependem do local de instalação dos futuros internos, uma vez que o internato ainda não está estabelecido”, explica. O compromisso foi firmado em ata.
Ao final da nota, o CA agradece o ativismo dos estudantes. “Gostaríamos de parabenizar e agradecer a ajuda de todos os alunos que estiveram presentes nas manifestações, além dos alunos representantes legais e simbólicos da T1, T2 e T3 que estiveram envolvidos nas reuniões e que apoiaram com grande valia o CA”, finaliza.
Os alunos argumentam que no período do internato não terão nenhuma atividade de aula nas dependências da UniFAI, ficando restritos às atividades práticas em âmbito hospitalar, o que vai ocorrer na Santa Casa de Araçatuba para as turmas 1 e 2. Para cada aluno, a UnIFAI vai pagar ao hospital o valor mensal de R$ 3.100,00. Com esse custo por aluno, nesse período, os alunos reivindicaram o desconto na mensalidade.
A partir da nova decisão, uma nova proposta de autoria do Poder Executivo deve ser enviada à Câmara Municipal, onde o tema será distribuído aos vereadores e às comissões permanentes, para depois ser votado.