O trânsito de Osvaldo Cruz passa a contar, a partir de hoje, 24, com uma nova figura, trata-se do Agente Municipal de Trânsito, que, após aprovação em concurso público e um curso de capacitação, passa a atuar nas vias urbanas.
Inicialmente, a cidade irá contar com um Agente que irá desempenhar suas funções por oito horas diárias.
A entrada do Agente de Trânsito no cotidiano da cidade, faz parte, segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Clóvis Jair da Costa, do cumprimento do artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde os municÃpios são responsáveis pelo trânsito.
"Dentro desta competência. é que o Agente de Trânsito irá trabalhar", ressaltou Costa. Inicialmente, a figura do Agente estará atuando mais nas áreas centrais e de Zona Azul.
"Porém, a competência [do Agente] é de âmbito geral. É um sinal vermelho que se passa, um motoqueiro que ultrapassa pela direita, condutor ao celular.
Tudo isso vai ser fiscalizado e orientado. Se necessário, infelizmente, haverá autuação.", explicou o diretor do DEMUTRAN.
Parceria com a PolÃcia Militar
A figura do Agente de Trânsito não significa que PolÃcia Militar irá deixar os trabalhos de fiscalização de trânsito.
De acordo com o 1º Tenente da PolÃcia Militar de Osvaldo Cruz, Rodrigo Affonso, o Agente será um auxÃlio para o trabalho que já é desenvolvido pela corporação.
O papel da PolÃcia Militar continua o mesmo, principalmente nas incidências de crimes de trânsito. No entanto, ajuda do Agente de Trânsito é muito bem vinda, destacou o Militar.