Entre os dias 02 e 12 de novembro, a Caixa Cultural de Fortaleza será palco do espetáculo ‘A Hora da Estrela - O MusicalÂ’, baseado na obra da inconfundÃvel Clarice Lispector. O livro completa, este ano, 40 anos de lançamento, que coincidentemente também marca quatro décadas de morte da autora.
As letras foram inscritas pelo cineasta Allan Deberton, que também produz a obra e conta com a parceria de André Araújo na adaptação do texto. O espetáculo, dirigido por André Gress, possui músicas e letras inéditas, além de uma adaptação no tempo e espaço. O trabalho é uma mistura de vários gêneros culturais: teatro, música e literatura.
'A Hora da Estrela' gira em torno da personagem Macabéa, uma jovem virgem, do interior, órfã de pai e mãe, inocente e muito ignorante, que vai para a cidade grande com apenas dezenove anos, sonhando com uma vida melhor. O texto reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota e se aproxima dos espectadores locais justamente por possuir muitos elementos regionais.
"Trata-se de uma adaptação inédita do livro. Existe o filme, existem outras peças, mas agora estamos fazendo algo novo, revisado, nada igual visto antes. Temos nas mãos um livro importante, muito amado no Brasil e no mundo. Neste musical, queremos divertir e emocionar. O processo está sendo lindo", explica Allan Deberton.
A montagem e os ensaios já estão a pleno vapor. Depois de uma disputada seleção, os atores selecionados para compor a peça são: a paulista Tuane Toledo, que interpretará Macabéa; e os cearenses: Germana Guilherme (Glória, Madama Carlota), VinÃcius Cafer (Rodrigo S.M, OlÃmpico) e Larissa Góes (Garota da Rádio). O espetáculo tem músicas e arranjos originais e direção musical da renomada diretora musical Liliane Secco, que em seu portfólio, traz a montagem de inúmeros musicais no Rio de Janeiro e São Paulo para artistas e diretores como Miguel Fallabela, MarÃlia Pêra, Diogo Vilela e Wolf Maya.
TUANE TOLEDO – Macabéa
Musicista, cantora, atriz e dançarina. De Osvaldo Cruz, 22 anos. Possui Licenciatura em Música - Unoeste - SP; leciona canto, musicalização e violino na Casa de Artes Elis (Ocz–SP); integrante do Projeto Guri e Orq-GR (2002-2015) como violinista; Atuou em peças teatrais; na faculdade foi integrante do Coro Cênico, participando de musicais e encontros nacionais e internacionais; compôs o grupo paulista presente no Broadway Brasil – O show vai começar (2016). Como dançarina, integrou os grupos de danças urbanas Arte de Rua – Osvaldo Cruz-SP (2005-2011) e Ruas de Fogo – Presidente Prudente – SP (2012-2017).
Tuane Toledo é osvaldocruzense e vive aqui com a sua famÃlia. Ela é filha do radialista Wagner Menezes Toledo e da professora Sandra Queiroz Toledo. Irmã da jornalista Acally Toledo e do jovem Nathan Danilo Toledo.
Todos estão se sentindo muito orgulhosos pelo reconhecimento do grande talento da jovem Tuane Toledo e desejam a ela toda sorte do mundo nesse que é o maior desafio de sua carreira artÃstica.