Na tarde desta quinta-feira (14), aconteceu o sorteio de uma carta escrita por um dos alunos participantes do projeto Natal em FamÃlia, uma iniciativa do Poder Judiciário da Comarca de Osvaldo Cruz, através da juÃza da 1ª Vara da Comarca local, Dra Ruth Duarte Menegatti.
O sorteio foi feito na presença de alunos da rede municipal de educação e rede estadual, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Osvaldo Cruz. O ganhador foi o aluno Matheus Martins Gonçalves, do 5º ano A, da Escola Municipal "Prefeito AtÃlio Sani", de Sagres.
O projeto teve a intenção de incentivar o hábito da leitura para alunos de até 13 anos de idade e envolveu as escolas das redes municipal e estadual de ensino, das cidades de Osvaldo Cruz, Sagres, Salmourão e Parapuã. Para concorrer ao sorteio de uma bicicleta, os alunos fizeram redações com o tema "Natal em FamÃlia".
Momentos antes do sorteio houve apresentação de palhaços para as crianças da rede pública de ensino que compareceram ao Fórum e acompanharam a divulgação do resultado. Também puderam conhecer as instalações do Poder Judiciário de Osvaldo Cruz.
Em sua fala aos presentes, a juÃza Ruth Duarte Menegatti, titular da 3ª Vara da Comarca de Adamantina e que acumula a função também como magistrada na 1ª Vara da Comarca de Osvaldo Cruz e idealizadora do projeto, dirigiu-se especialmente aos alunos, incentivando-os ao hábito da leitura, aos estudos e na busca de uma profissão.
"Nós fizemos um projeto curto, mas nos mostrou que o caminho é seguir com mais projetos começando no inÃcio do ano e sorteio em julho, mas vamos avaliar também o comportamento dos alunos. As redações deste concurso vamos ler todas as redações e quem sabe vamos editar um livro com todas as criações dos alunos.
Em Osvaldo Cruz há muitos casos de violência doméstica e por isso nos inspirou a promover uma série de redações falando sobre o Natal em FamÃlia e a redação que venceu foi pontual quando frisou a união das pessoas que vivem numa mesma casa. A mensagem é levar esperança para as famÃlias desses alunos.", disse a magistrada.