Dois policiais militares do efetivo da 2ª Companhia da Polícia Militar em Adamantina, cabos PM Revolta e Herrera, conquistaram nesta sexta-feira (12) os dois primeiros lugares no Torneio de Táticas, Técnicas e Tiro Policial realizado em Presidente Prudente, em comemoração ao 5° aniversário do 8° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (8° BAEP).
Na competição participaram policiais dos efetivos do 18° BPM/I (Presidente Prudente), do 25°BPM/I (Dracena), do 32° BPM/I (Assis) e o 42° BPM/I (Presidente Venceslau), e também as equipes de Forças Tática dos referidos Batalhões.
Na modalidade de Radiopatrulha o 25° BPM/I teve como representante os dois policiais militares de Adamantina. A dupla do efetivo de Adamantina conquistou as duas primeiras classificações, entre as equipes dos quatro batalhões, com o primeiro lugar ao cabo Revolta e o segundo lugar com ao cabo Herrera.
A conquista foi comemorada pelo 25° BPM/I. “Parabéns aos policiais militares pelo profissionalismo e dedicação. O comandante, oficiais e praças do 25 º BPM/I parabenizam e desejam sucesso”, destaca a postagem.
Cinco anos do BAEP
O 8º BAEP sediado em Presidente Prudente completou cinco anos de instalação. Segundo o setor de comunicação social da força especializadas, a estrutura policial é subordinada ao CPI-8. Foi criada por meio do Decreto Nº 64.109, de 8 de fevereiro de 2019 e instalado na cidade de Presidente Prudente em 11 de abril do mesmo ano com o objetivo de atuar em apoio aos batalhões que integram o CPI-8, sendo estes o 18º BPMI (sediado em Presidente Prudente), 25º BPMI (sediado em Dracena), 32º BPMI (sediado em Assis) e o 42º BPMI (sediado na cidade de Presidente Venceslau.
Neste sentido, ao 8º BAEP incube atuar nos 67 municípios que agrupam os quatro batalhões subordinados ao CPI-8, os quais alcançam a maior parte das regiões do Oeste Paulista e da Nova Alta Paulista, cuja população soma aproximadamente 1,2 milhão de habitantes.
Nesses cinco anos, suas equipes especializadas retiraram de circulação cerca de seis toneladas de drogas e 176 armas de fogo. As atividades operacionais registraram 50,5 mil pessoas abordadas e 10,6 mil veículos vistoriados.
Ainda nesse período o Batalhão realizou a prisão de 1.254 pessoas, das quais 869 presas em flagrante por crimes diversos, 385 por cumprimento de mandados, e a apreensão de 96 adolescentes.