O Rotary Club de Osvaldo Cruz e Rotary Club de Osvaldo Cruz Califórnia, com o apoio integral da Secretaria de Saúde do município, realizam nesta semana ações do projeto Hepatite Zero. Esta campanha de alcance mundial tem como objetivo promover a erradicação da doença e na ocasião, serão disponibilizados gratuitamente testes de Hepatite C em Osvaldo Cruz.
Segundo Aparecido dos Santos, o conhecido Cido Lagoa, secretário do Rotary Club de Osvaldo Cruz, ao longo desta semana, uma equipe de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando os testes aos interessados em um prédio localizado na esquina das Avenidas Brasil com a Dr. Taves, no Centro da cidade. “Esta campanha acontece em nível Nacional e é encabeçada aqui em Osvaldo Cruz pelo Rotary Club de Osvaldo Cruz e Rotary Club de Osvaldo Cruz Califórnia, com total apoio e execução de trabalhos pela equipe de enfermeiras da Secretaria Municipal de saúde. É importante que a população realize o teste, que fica pronto com cerca de 15 minutos.”, disse.
Cido Lagoa disse que o público alvo dos testes são pessoas acima de 40 anos ou que tenham alguma tatuagem no corpo. “Estaremos disponibilizando os testes no prédio da antiga Drogalira para pessoas com idade acima de 40 anos ou também para quem possui alguma tatuagem pelo corpo.”, destacou.
O Posto de atendimento desta campanha fica na esquina das Avenidas Brasil com a Dr. Taves, no Centro da cidade e o atendimento será nos dias 24 e 25 de julho (quarta e quinta-feira), das 13h às 17h. No sábado o atendimento acontece das 9h às 13h.
Aparecido dos Santos, secretário do Rotary Club de Osvaldo Cruz disse que além do posto de atendimento montado especialmente para a coleta dos exames, a equipe de enfermeiras também irá se deslocar até três indústrias da cidade, a Linoforte, a Capézio e a Trinys.
Dados da Hepatite
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o grupo de risco em relação à Hepatite C é composto por doentes renais em hemodiálise, pessoas com o vírus HIV, indivíduos que já fizeram uso de drogas injetáveis ou cocaína inalada, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, entre outros.
Setecentas mil pessoas são portadoras de hepatites virais no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Silenciosa, a hepatite C é o tipo que mais acomete os brasileiros, são 11,9 casos para cada 100 mil habitantes.
Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.