No dia 14 de maio de 2013 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou-se a Resolução n°175 no Conselho Nacional de Justiça, que obriga os cartórios a realizarem a cerimônia de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo ou converter o documento de união estável em casamento, mesmo isto estando fora da Constituição Federal e do Código Civil Brasileiro que prevê apenas a união entre casais heterossexuais.
Pouco mais de quatro anos depois, um casal de relacionamento homoafetivo decidiu oficializar a união em Osvaldo Cruz. Danilo Claudino e Igor Henrique se conheceram há três anos e no dia 05 de agosto de 2017 eles serão o segundo casal homossexual a se casar oficialmente no cartório da cidade. O primeiro foi entre duas mulheres.
Em uma entrevista realizada pela reportagem do Jornal da Metrópole, eles falaram sobre a realização desse sonho: ‘sempre tive o sonho de me casar, então eu espero que dê tudo certo e que a gente seja feliz. ’ disse Danilo.
Sobre o preconceito das pessoas quanto ao relacionamento deles, Danilo disse que já sofreu bastante, mas que encara tudo de cabeça erguida: ‘Homossexualismo não é uma opção, somos assim. Enfrentamos preconceito inclusive da famÃlia do Igor, mas sabemos que isso sempre vai existirÂ’.
O casal afirmou na entrevista que pensa em aumentar a famÃlia dentro de alguns anos: ‘queremos adotar uma criança futuramente, mas para criar um filho hoje em dia, exige-se uma estrutura que ainda precisamos alcançar para depois poder realizar mais esse sonhoÂ’ disse Danilo.
Igor concorda com o companheiro e destaca que a adoção já está nos planos do casal: ‘sobre filhos, eu acredito que assim que estivermos com a nossa vida estabilizada vamos adotar uma criança sim‘.
Para finalizar, eles deixaram uma mensagem: ‘Antes de julgar alguém, se olhe no espelho. É isso que eu queria. Nós estamos procurando viver juntos de maneira digna, sem atrapalhar a vida de ninguém. Queremos ser felizes. Só isso, então antes de julgar, olhe pra você’ disse Danilo. ‘CrÃticas existem todos os dias, mas o importante é encarar de cabeça erguida. Só quero ser feliz!Â’ finalizou Igor.
Aproveitando a oportunidade aberta pelo Portal De NotÃcias da Rádio Metrópole FM, Danilo disse que está precisando de ajuda quanto ao vestido: ‘caso alguém puder me ajudar para que esse sonho seja realizado, entre em contato com a Rádio Metrópole. Ficarei eternamente grata por poder estar ainda mais bonita no dia do meu casamentoÂ’ finalizou.