A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate à Endemias, informou na tarde desta sexta-feira (1) mais três novos casos confirmados de dengue em Tupã. No total, o município já soma 13 casos, sendo dois importados e 11 autóctones (contraídos na própria região, o que comprova a circulação do vírus).
De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância em saúde, Joselaine Pio Rocha, a situação é "preocupante" e a prefeitura vem realizando trabalhos de nebulização, bloqueio e controle de criadouros nas proximidades da casa de pacientes com dengue. "Nesta sexta-feira as ações estão no Cohab Cris e na próxima segunda-feira (4), na Vila Marajoara", informou.
A enfermeira reforçou o papel da população contra o mosquito Aedes aegypti, pois é extremamente importante que não descuidem do seu imóvel. "As equipes da Secretaria de Saúde realizam diariamente vistorias em imóveis residenciais, comerciais, industriais e em áreas públicas, porém, é imprescindível que a população continue colaborando nas ações de combate ao mosquito, que eliminem toda água parada que possa servir de criadouro do mosquito", salientou.
Joselaine ainda conta que ao apresentarem qualquer sintoma característico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como: febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular ou nas articulações, manchas vermelhas no corpo, coceira, inchaço nas articulações e em alguns casos até mesmo conjuntivite, a pessoa deve procurar por atendimento médico para que o caso seja avaliado e conduzido da melhor maneira possível.
"Diagnosticar a dengue com rapidez é uma das chaves para combater a doença com maior eficácia. A recomendação é não descuidar nenhum dia e manter toas às posturas de ação para prevenir focos e, desse modo, as doenças", finalizou.
Alguns cuidados contra o mosquito:
- Mantenha lixeiros bem tampados, ralos limpos e com telas ;
- Se acumulou água no prato da planta, lave-o com escova, água e sabão, limpe-o semanalmente e preencha os vasos de plantas com areia;
- Mantenha a lixeira externa fechada, assim como os tonéis, para não acumular água da chuva;
- Guarde garrafas em local protegido da chuva ou viradas para baixo;
- Cuidado com as piscinas, principalmente as sem motor para movimentar a água. A colocação de cloro na água é importante;
- Não deixe lixo acumulado nos pátios e nem jogue na rua;
- Limpe as calhas para que elas não represem água;
- Lave os potinhos de água e comida do cachorro, com escovas ou buchas, esfregando bem nas bordas;
- Não deixe pneus em áreas abertas. Eles acumulam água e comumente são focos do Aedes Aegypti;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos, bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- Uso de repelente.