A dÃvida dos municÃpios integrantes do CISAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista), é de R$ 312 mil. O valor que o consórcio tem a pagar para médicos e outros prestadores de serviços chega perto de R$ 150 mil. (relembre o caso)
A crise vivida pelos municÃpios é apontada pelo presidente do CISAP, prefeito de Sagres, Ricardo Rived Garcia, como o motivo para a inadimplência do consórcio, tanto com a Santa Casa de Osvaldo Cruz como com outros fornecedores e isso levou o hospital a suspender os atendimentos hoje para pacientes que precisam de exames.
Onze municÃpios participam do CISAP, oito são ativos. Os casos onde houve até mesmo ajuizamento de ação de cobrança de valores devidos foram Salmourão e Pracinha. Porém, municÃpios como Rinópolis, Lucélia, Sagres, Osvaldo Cruz e Flórida Paulista, também tenham débitos em aberto, afirmou o prefeito Ricardo.
O presidente do consórcio destacou que para sair do CISAP o municÃpio deve primeiro quitar as dÃvidas e isso não tem acontecido. "As cidades pedem o desligamento, mas deixam dÃvidas. Já há processos judiciais em andamento contra, pelo menos, dois municÃpios. Mas esta é a realidade hoje do CISAP. Mesmo tendo quitado as dÃvidas do mês de dezembro de 2017 com a Santa Casa de Osvaldo Cruz, o hospital ainda manterá a suspensão dos trabalhos.", lamentou Ricardo Garcia.