Clientes da operadora TIM em diversas cidades do país relataram que o horário do relógio do celular foi adiantado de forma automática para o horário de verão nesta segunda-feira (15), provocando confusão.
A data desta segunda coincide com a do início do horário de verão no ano passado, mas, neste ano, ele só vai começar em novembro, por decisão do governo.
Na noite desta segunda-feira (15), o governo mudou pela terceira vez o início do horário de verão. A nova data é 4 de novembro.
Reclamações
No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM. A maioria relatou ter um iPhone, mas também houve queixas de donos de aparelhos com sistema Android.
Procurada pelo G1, a TIM informou, às 10h15, que já tinha identificado o problema e estava apurando as causas. "A empresa reforça que o caso ocorreu com uma parcela muito reduzida da base de clientes", disse, em nota, sem informar a porcentagem de consumidores atingidos.
Em sua página no Facebook, a empresa chegou a recomendar que o cliente "configure seu aparelho para o horário de Brasília".
Às 12h40 a operadora voltou a se manifestar, dizendo que há tinha tomado as medidas para correção do relógio, mas ainda não divulgou quantos usuários foram atingidos.
"A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio", afirmou. "A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente."
Outras empresas
Também procuradas pelo G1, as operadoras Claro, Nextel e Oi disseram que não registraram falhas relacionadas ao caso. A Vivo ainda não respondeu à solicitação até a última atualização desta reportagem.
Questionada sobre relatos da falha em iPhones, a Apple disse que era necessário procurar as operadoras. O Google, responsável pelo sistema Android, ainda não se manifestou.
A Anatel enviou a seguinte nota sobre o caso: " (...) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece que o tema não é objeto de regulamentação e orienta os consumidores a entrar em contato com a sua prestadora e informar-se sobre como proceder para resolver o problema".
O Procon-SP afirmou que: "se o consumidor tiver como demonstrar que a situação lhe trouxe algum dano material, poderá procurar ao Procon para que o caso seja avaliado individualmente".
Horário de verão adiado
Em 2018, a duração do horário de verão foi reduzida. O governo federal decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro, após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de 2019. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora às 23h59 de sábado, dia 16.