Uma grande massa de ar seco está dominando o Estado de São Paulo nos últimos meses e têm impedido a chegada de frentes frias sendo responsável também pela escassez de chuva.
Com essa massa de ar mais intensa do que o habitual na nossa região, alguns cuidados básicos precisam ser tomados com relação à nossa saúde.
Nesta época do ano, garganta irritada, rinites e sangramentos no nariz são mais frequentes.
Além da falta de chuva, a região tem sido castigada pelas temperaturas acima do normal e a umidade relativa do ar muito baixa. Nos últimos dias os índices de umidade têm ficado abaixo dos 30% durante as tardes e a tendência é que essa condição de tempo seco permaneça nas próximas semanas.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrevistou o Médico Pneumologista, Dr. Sérgio Yamashiro que destacou alguns cuidados simples que podem ser feitos para amenizar os malefícios do tempo seco. "No período do tempo seco os níveis de umidade relativa do ar ficam muito baixos, portanto as pessoas devem tomar bastante água, já que a hidratação oral é extremamente importante.", destacou.
Dr. Sérgio Yamashiro falou que quando o organismo não está devidamente hidratado, existe o risco de acontecer a baixa da imunidade que acaba causando doenças alérgicas como a rinite, sinusite, conjuntivite, faringite, etc.
O médico pneumologista lembrou que os mais susceptíveis as mudanças climáticas são crianças e idosos e por isso o cuidado com esse grupo deve ser redobrado.
Sérgio Yamashiro deu algumas dicas para que a saúde não seja tão prejudicada pelo tempo seco. "No ambiente familiar, em casa e também no trabalho as pessoas podem ter cuidados preventivos simples, como colocar uma vasilha de água para umidificação do ambiente, hidratar-se e ingerir muito líquido.", finalizou.