Depois de todo o trabalho de conscientização realizado pelo Movimento Outubro Rosa no município de Osvaldo Cruz, buscando a conscientização das mulheres, agora é chegada a vez dos homens com o Novembro Azul.
O Movimento Novembro Azul visa à conscientização da importância dos exames preventivos relacionados ao câncer de próstata nos homens, que devem, assim como as mulheres, se precaver, cuidar da saúde e acima de tudo quebrar os tabus, fazendo os exames de prevenção necessários.
São dois tipos de exames que são feitos no trabalho de prevenção ao câncer de próstata: o exame de sangue, o PSA, que já é bastante conclusivo, mas em casos de algum tipo de suspeita, o exame mais conclusivo é o Toque Retal, quando o médico consegue sentir a textura, o formato e se houve alguma alteração da próstata.
Uma vez realizados os exames preventivos, em caso de algum resultado positivo da doença, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado, o que aumenta a possibilidade de cura.
Segundo Eliana Mazucato, Presidente do Fundo Social e Primeira Dama do município de Osvaldo Cruz, o trabalho de conscientização relacionado ao câncer de próstata no Movimento Novembro Azul em Osvaldo Cruz, será realizado em concomitância com os eventos do mês, a Feira do Verde e do Artesão e a Festa das Nações, que serão realizados de 15 a 18 de novembro, no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro.
Os exames preventivos, assim como todas as ações atinentes a parte técnica dos exames, serão realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde do município, através da Secretária de Saúde, Ivete Alves Conca e toda a equipe das unidades do município.
Várias parcerias estão confirmadas para o Movimento Novembro Azul, entre as quais, os clubes de serviço da cidade, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), que irá distribuir sacolinhas azuis para recolher o lixo no interior dos veículos, entre outras ações.
Os envolvidos na realização desse movimento no município de Osvaldo Cruz esperam que os homens entendam definitivamente a necessidade de se quebrar os tabus e assumam a responsabilidade com relação a sua própria saúde, comparecendo para a realização dos exames.
As unidades de saúde do município estarão à disposição para os atendimentos já a partir de primeiro de novembro e estarão recebendo os homens para os exames de prevenção ao câncer de próstata.