Seguindo a tradição da Igreja Católica, todos os anos no dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o famoso "santo casamenteiro".
Para este ano, a comunidade de Santo Antônio informa que haverá missa em louvor ao padroeiro, no salão do bairro "Nelson Cavalini" com distribuições de pães às 7h30 da manhã.
Às 20 h, a missa será celebrada no terreno onde construirão a capela da comunidade, na rua Jaciro Gumieiro, no bairro Monte LÃbano.
Logo após a missa da noite os fiéis sairão em procissão com distribuições de pães no encerramento.
O Pão de Santo Antônio
O pão constitui um elemento inseparável de toda a devoção a Santo Antônio, independentemente de sua origem. Ele até se chama "Pão de Santo Antônio".
A história do "Pão de Santo Antônio" remonta a um fato curioso que é assim narrado: "Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados".
Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuÃdos aos frades e aos pobres do convento.
Até hoje na devoção popular o "pãozinho de Santo Antônio" é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, ou potes de arroz, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o alimento.
Mais do que a lenda da origem do "Pão de Santo Antônio", importa perceber toda a riqueza do seu simbolismo. Sem dúvida ele revela toda a riqueza da dimensão apostólica da vida de Santo Antônio.