Assim como outros diversos municípios pelo País, Parapuã participou da 5ª conferência Nacional de Saúde Mental. Este é o maior evento participativo da área no Brasil, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde. A convocação para o evento ocorreu em dezembro de 2020 quando foi publicada resolução oficial, cuja etapa nacional será realizada em Brasília, precedida de etapas municipais, como é o caso do município, que na manhã desta terça-feira às 08h30 reuniu pacientes assistidos, autoridades, agentes de saúde, Departamento de Saúde Municipal e representantes de segmentações.
Na oportunidade houve uma programação recheada de conteúdos ministrados através de palestra. A médica do Estratégia Saúde da Família, Nádia Tessaro Saleis, debateu sobre o tema “A Política de Saúde mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A programação do evento em Parapuã trouxe também atividades em grupo com discussão e elaboração de diretrizes, além de apresentação e priorização das diretrizes para a etapa Macroregional e manifestação de interesse.
O eixo principal da 5ª CNSM é fortalecer e garantir Políticas Públicas, o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos. A conferência foi dividida em quatro subeixos, sendo: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, as Conferências pelo País contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “São formas de revisar e atualizar as políticas públicas para o campo da saúde mental e atenção psicossocial, álcool e outras drogas”, destaca a Resolução nº 652/2020.
Para os participantes foi servido café da manhã. Os participantes também ganharam certificado de participação. A conferência foi realizada na Área de lazer do trabalhador, localizada na Rua Fortaleza.