Dia 18 de maio é a data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço.
Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações. No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.
Silveli Calarga de Oliveira, Coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Osvaldo Cruz, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre as ações desenvolvida pelo Creas com relação a esse assunto. "Dia 18 de maio é considerado o dia nacional de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e todos os anos o Creas desenvolve alguma ação voltada para esta data. Nós sempre procuramos parcerias e no ano passado teve apresentação de teatro com a participação das escolas estaduais e foi muito bom. Depois das ações algumas crianças chamaram a gente para conversar e conseguimos detectar casos. Para esse ano organizamos para passar vídeos curtos nas escolas sobre abuso e exploração. Esse assunto será trabalhado nas escolas municipais e também estaduais.", disse.
A Coordenadora do Creas de Osvaldo Cruz, destacou que alguns casos de abusos são acompanhados pela instituição aqui de Osvaldo Cruz. "Os casos são recorrentes, volta e meia acompanhamos casos assim no Creas, de crianças que sofrem abusos e tem medo de falar. Quando falamos sobre isso, elas ficam tocadas com o assunto e conseguem chegar até alguém e desabafar. A criança precisa saber dizer não e temos que estar sempre alerta.".
Sobre casos, em Osvaldo Cruz, segundo Silveli Calarga de Oliveira, um dos que mais acontece é sobre abuso de padrastos. "As vezes por conta de mães separadas, acontecem outros casamentos, a mãe conhece outro companheiro e recebemos a maioria de denúncias voltadas para esse tipo de caso. O Creas está aqui para receber denúncias, mas nós orientamos as pessoas para ligar no disque 100, telefone preparado para esse tipo de denúncia. Além deste também existe o Conselho Tutelar, que o telefone é o (18)3528- 3636 e o 190 da Polícia.", destacou.
O Creas atende idosos, deficientes, crianças e mulheres com direitos violados, além de jovens com medidas socioeducativas. Aqui em Osvaldo Cruz, o Creas fica localizado na Av. Presidente Kennedy, 374 e o telefone para contato é o (18)3529-2127. O horário de atendimento é das 7h às 17h.