O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Osvaldo Cruz realizou na noite desta quarta-feira, 28, a formatura de turmas de cursos profissionalizantes realizados no primeiro semestre deste ano.
O público dos participantes foi formado por pessoas que de alguma maneira procuraram o órgão ou foram encaminhados por órgãos como o Poder Judiciário ou a Delegacia de Defesa da Mulher.
De acordo com a coordenadora do Creas, Silveli Calarga de Oliveira, ao todo 15 pessoas receberam os certificados. "Os usuários pedem oportunidades de capacitação e contratamos, através da Prefeitura, duas empresas para cursos nas áreas de Banho e Tosa e Mecânica de Motos e Atendente de Farmácia. O público termina os cursos melhores preparados para encaminhamento ao mercado", disse a coordenadora, ao mencionar que participaram dos cursos adolescentes e alguns familiares.
Além de cursos profissionalizantes o Creas desenvolve oficinas de artesanato, inclusive nas férias, além de grupos específicos de acordo com o público atendido.
O Creas é um órgão que atende as pessoas que estão com direitos violados (qualquer que seja o direito). O público é formado por mulheres, crianças, portadores de deficiência e idosos. "Recebemos também pessoas que denunciam violações de direitos aninimamente, pessoalmente ou por telefone, além dos encaminhamentos dos órgãos oficiais", disse Silveli.
O equipamento social fica na Avenida Kennedy nº 374 (antigo prédio da Delegacia da Mulher), centro da cidade, fone 3529-2127 no horário das 7h às 17h.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz)