Na tarde do último dia 8 de agosto de 2018, um fato marcou o setor de educação de Osvaldo Cruz.
A motorista Eliana Marques, do transporte escolar da Rede Municipal de Educação, fazia sua rota para o Bairro Negrinha com um carro do Almoxarifado Municipal e quando estava prestes a entregar a última criança, de longe ela avistou uma mãe desesperada, com seu filho no colo, que em prantos, pedia ajuda. Ela dizia: "Salva meu filho que ele vai morrer".
Sem pensar duas vezes, a motorista e a monitora que chegavam para deixar o outro filho de Mirian Rosana Pereira, de 29 anos, que voltava da escola, prestaram os primeiros socorros à criança. A monitora Tamires pegou a criança no colo e iniciou os procedimentos de primeiros socorros, mas como a criança não respondia, a motorista Eliana Marques colocou a criança em seu colo, fez respiração boca a boca e a criança começou a responder com a volta dos sinais vitais.
Rapidamente foi acionada a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz. A motorista e a monitora, juntamente com a mãe da criança, aguardaram a chegada do socorro e a equipe do Corpo de Bombeiros encaminhou Wallison Samuel, de 1 ano e 1 mês, para a Santa Casa local, onde ele permaneceu internado por dois dias.
Na manhã desta segunda feira (20), a mãe de Samuel, Mirian Rosana Pereira, de 29 anos, procurou a reportagem da Metrópole para agradecer a motorista e a monitora, por terem salvado a vida de seu filho. "Eu gostaria de agradecer a Eliana. No último dia 8, meu filho passou mal, convulsionou e com isso ele ficou alguns minutos sem respirar. Eu estava desesperada e foi quando encontrei com ela, que juntamente com a Tamires, prestaram os primeiros socorros. Tenho que agradecer primeiramente a Deus e depois a Eliana e a Tamires por terem salvado a vida do meu filho.", disse.
O Sargento Vitoriano, do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, parabenizou a motorista e a monitora que prestaram os primeiros atendimentos ao garoto em convulsão e destacou a importância do aprendizado dos primeiros socorros. "O Corpo de Bombeiros ministra palestras educativas a pedido das instituições públicas, visando a disseminação de informações relacionadas às ocorrências, principalmente sobre primeiros socorros. Fazemos isso para que as pessoas aprendam o mínimo necessário como agir em situações de emergência. Um engasgamento, parada cardíaca e até mesmo um incêndio de pequenas proporções.", destacou.
Aos interessados, vale lembrar que no site do Corpo de Bombeiros existem folders com informações sobre como agir de maneira correta em situações de emergência.