Logo após o diretor da Santa Casa de Osvaldo Cruz, Emerson Renato Bussola, anunciar a suspensão do atendimento dos exames de imagem aos municÃpios integrantes do CISAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista) por falta de pagamento, o presidente do órgão e prefeito de Sagres, Ricardo Rived Garcia, reconheceu a falta dos pagamentos justificando a inadimplência de vários municÃpios integrantes do consórcio, inclusive o seu, que utilizaram os serviços, porém não quitaram os débitos.
Ricardo esclareceu que parte do débito da prefeitura de Sagres já foi quitada, o restante está sendo programado para ser liquidado o mais breve possÃvel e que está cobrando os outros municÃpios a fazerem o mesmo.
De acordo com o presidente, os oito municÃpios que estão ativos possuem débitos, inclusive Osvaldo Cruz, e que alguns municÃpios estão com saldo devedor ajuizado.
Uma reunião com os representantes dos municÃpios deverá ser agendada junto com o Conselho de Prefeitos para uma avaliação da situação e para buscar soluções urgentes, já que os débitos ultrapassam R$ 300 mil.
"Já estamos providenciando o pagamento do mês de dezembro de 2017, enquanto isso buscamos alternativas junto aos demais municÃpios para que cada um quite seus débitos e dessa forma os atendimentos possam se normalizar.", explicou o presidente.
OSVALDO CRUZ
O prefeito Edmar Mazucato disse que Ricardo Rived Garcia mentiu em entrevista à imprensa ao citar uma dÃvida do municÃpio por serviços prestados através da Santa Casa local. Ele afirmou que o principal responsável pela dÃvida é o próprio presidente do órgão, que não teria arcado com nenhuma mensalidade, deixando a situação financeira do Consórcio bastante complicada.
"Se ele (Rived) não tem condições de tomar conta, nem deveria ter assumido a presidência. Eu fui presidente e nunca atrasei nenhum pagamento. Agora vir a público e dizer que Osvaldo Cruz deve? Nós não devemos nada.", afirmou o prefeito.
O presidente prometeu apresentar provas de que Osvaldo Cruz tem um saldo devedor com a entidade, assim como o municÃpio de Sagres que quitou parcialmente um débito de R$50 mil. Ele afirmou ainda, ter assumido o comando do CISAP com mais saldo a receber do que a pagar, como acontece hoje.
"Peço desculpas para as pessoas por essa situação desagradável que se criou, até porque sou companheiro de partido do prefeito Edmar Mazucato, sempre respeitei sua gestão à frente do órgão como um cidadão Ãntegro que valoriza a polÃtica de boa vizinhança.", finalizou.