Ainda é baixo ainda o comparecimento de pacientes que têm direito à vacinação contra a gripe (Influenza) em Osvaldo Cruz. Desde o dia 10 de abril, quando começou o trabalho, apenas 35% dos pacientes com direito à imunização compareceram aos postos da cidade, que funcionam nas unidades básicas de Saúde e mais o Centro de Pediatria, Sala de Vacinas.
A enfermeira responsável pela campanha, Francieli Anselmo de Campos, disse que o 'Dia D' da vacinação para todos os públicos será neste sábado, dia 4 de maio. "No total serão disponibilizados nove locais diferentes de vacinação por toda cidade", afirmou.
A campanha segue até 31 de maio e abrange idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores das redes pública e privada e pacientes com doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde. Também foram incluídos policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A vacinação pretende reduzir a ocorrência da doença, as internações e mortes provocadas pela Influenza (gripe) nos grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de evolução da doença e suas complicações.
A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar.
Locais de vacinação do Dia 'D' (04/05)
-Centro de Pediatria;
- Centro de Saúde;
- PSF Álvaro Campoy,
- PSF Mira-Ira,
- PSF Jardim Paraíso,
- PSF Santa Tereza,
- PSF São José,
- PSF Vale do Sol e;
- PSF Primavera.