O Dia de São Pedro é celebrado no dia 29 de junho, dia em que a Igreja Católica celebra também dia de São Paulo.
Ambos foram martirizados pelas autoridades romanas e acredita-se que Pedro tenha sido crucificado entre 64 e 67, enquanto Paulo foi decapitado em 67.
São Pedro nasceu numa vila bem pequena no norte de Israel, chamada de Betsaida que fica as margens do lago de Genesaré. Seu nome de nascimento era Simão, ele era pescador e vivia em Cafarnaum, uma cidade importante daquela região.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o padre Rogério Mendes, Pároco do Santuário de São José, que falou sobre o primeiro Papa da Igreja Católica. “São Pedro foi o primeiro Papa da Igreja e também um apóstolo, e a Igreja Católica é firmada no alicerce dos apóstolos. Na igreja primitiva eram Pedro, Lino, Cleto e nos últimos tempos são João Paulo I, Bento 16 e agora Francisco, sendo que amanhã ou depois, quem o Espírito Santo de Deus nos enviar. Pedro foi chamado pelo próprio Senhor à beira do lago, largou tudo, pois era pescador, e seguiu os passos do mestre. Ele foi um homem que pouco a pouco foi sendo preparado, catequisado, teve dificuldade de compreender, de assimilar, puramente humano, mas também deixou ser conduzido, guiado pela ação misericordiosa de Jesus. Pedro chegou até a negar o próprio Senhor por três vezes, mas foi também aquele que primeiramente professou a sua fé.”, disse.
Na paróquia de Osvaldo Cruz existe uma capela dedicada a São Pedro e nos dias 25, 26 e 27 de junho acontece um Tríduo em preparação a festa. No dia 28, sexta-feira a missa acontece às 19h30 com a procissão, e o seu dia é 29 de junho.