No dia 15 de Maio, comemora-se o Dia Internacional das FamÃlias ou, simplesmente, o Dia Internacional da FamÃlia. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas. Desde então, nesse dia sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar.
A famÃlia é um grupo social composto por pessoas, sendo formada por seus ancestrais bem como pelos laços de afetividade entre ambos.
É o primeiro contato social de uma criança, onde aprende a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, a se comportar bem, a respeitar seu próximo e a desenvolver sentimentos como: afeto, carinho, amor, proteção dentre outros.
Em entrevista com o Padre José LuÃs Dias Barbosa, foi ressaltada a importância de comemorar algo tão especial para a igreja, que é a famÃlia.
"Hoje celebramos essa data tão importante com a santa missa à s 19h30, pois devemos valorizar o amor, o diálogo e a harmonia. As famÃlias não são perfeitas, mas tentamos seguir o exemplo da sagrada famÃlia: Jesus, Maria e José.", explica.
Ele ressalta que a Igreja Católica de Osvaldo Cruz tem grupos e movimentos que valorizam a famÃlia, sendo eles: o ECC (Encontros de Casais com Cristo), a Pastoral Familiar e o RCC (Renovação Carismática Católica).
A intenção da criação desta data foi a de mostrar para a sociedade civil os maiores problemas que afligem a vida familiar, o seu dia a dia, ajudando as mesmas a enfrentá-los e resolvê-los de forma mais harmoniosa possÃvel.
No Brasil, a comemoração ao dia da famÃlia passou a ser feita em oito de dezembro de 1963, conforme disposto pelo governo federal do então presidente da república João Goulart, a fim de que seus integrantes pudessem se reunir, garantindo maior união entre os mesmos.