Equipe do Sesi de OC vai participar da etapa nacional do Festival de Robótica

14/04/2022 05h33 Os classificados na etapa nacional vão para os Estados Unidos para a disputa mundial.
Redação - Wilson Bettiol , Osvaldo Cruz (SP)
Equipe do Sesi de OC vai participar da etapa nacional do Festival de Robótica (Equipe de Robótica do SESI de Osvaldo Cruz/ Foto: Wilson Bettiol)

A equipe de Robótica da unidade escolar do SESI de Osvaldo Cruz se classificou para a competição nacional de 2022. Os oito alunos da escola participaram do torneio de robótica a nível estadual conseguindo pela primeira vez a classificação para disputar o brasileiro. 

Como se trata de parte de uma competição mundial, os classificados na etapa nacional vão para os Estados Unidos para a disputa mundial.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o professor e técnico de robótica do SESI, Vinícius Rossini, que explicou como tudo começou. “Esse trabalho começou já tem um tempo, estamos há quatro anos com essa equipe. O grupo é renovado anualmente, buscando sempre melhorar para representar bem a escola e a cidade. Nesse projeto que conseguiu a classificação no estadual, o grupo está trabalhando há três meses. Quando foi lançada a temporada 2022, a gente escolheu a equipe e há três meses estamos trabalhando para esse torneio onde conseguimos sair com a classificação.”, disse.

O professor destacou ainda que como funcionam as etapas do torneio. “Trata-se de um evento mundial lançado nos Estados Unidos e a gente vai passando por várias etapas dentro do país para tentar chegar a disputa mundial. Temos a etapa regional, a estadual onde a gente compete com 140 equipes mais ou menos, divididos em duas regionais (SESI 1 e SESI 2), e na SESI 2 ficamos em 5º lugar, classificando a escola de Osvaldo Cruz para a disputa nacional.”, comentou Vinícius Rossini.

A competição a nível nacional será disputada em São Paulo, no Anhembi, nos dias 27, 28 e 29 de maio. Serão três dias para tentar a classificação para o mundial.

O projeto que garantiu a classificação de Osvaldo Cruz para a fase estadual e depois para a nacional surgiu a partir do lançamento da organização que escolhe uma problemática, e este ano foi a respeito da logística, onde a equipe trabalhou com os problemas de entrega na zona rural. 

A equipe desenvolveu um projeto que trabalha com a identificação do problema, pesquisa de fontes, soluções existentes, soluções inovadoras e compartilhamento desse trabalho que faz parte de um robô. 

Dentre os meninos e meninas da equipe, um foi escolhido para ser o porta voz do grupo, o Carlos Eduardo Crivelaro, que falou do projeto e do dia a dia da equipe na escola. “Eu estou aqui no SESI desde o 5º ano, e quando eu cheguei a mesa ficava no laboratório de informática e sempre que a gente tinha aulas eu ficava prestando atenção no que eles estavam fazendo, e sempre fui apaixonado pela robótica. Eu sempre fui curioso e tive vontade de integrar a equipe, quando cheguei no 6º ano, participei da seleção e graças a Deus consegui em 2019 fazer parte da equipe. A classificação é de extrema importância para a escola e tudo em nosso dia a dia é de muito trabalho, dentro de nosso grupo estamos sempre compartilhando ideias pelas redes sociais e todos procuram estar a par de tudo.”, disse.

O aluno comentou também que a equipe está trabalhando cada vez mais, ficando até tarde na escola e nos finais de semana para tentar um bom desempenho no certame nacional.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular