Partindo de uma iniciativa da ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), juntamente com Secretarias municipais e outras instituições do município, foi iniciado o processo de criação do Fórum de Desenvolvimento Social e Econômico da cidade.
Visitas foram feitas a cidades que já realizam esse trabalho de Fórum de Desenvolvimento, especialmente Maringá, no Paraná, onde já se colhe resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população depois da implantação do fórum.
Posteriormente, uma reunião com o Diretor do Sebrae de Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, que apresentou um esboço de um modelo de fórum que preencheu as exigências e foi adotado como ideal para ser constituído, sendo escolhido na oportunidade, o advogado Claudio Tonol como Coordenador do Fórum na cidade de Osvaldo Cruz.
A mais recente etapa na sequência da organização do Fórum de Desenvolvimento Social e Econômico de Osvaldo Cruz é a realização de reuniões para a formação de núcleos de trabalho, através das Secretarias municipais, clubes de serviço, associações de moradores e outras organizações envolvendo a comunidade, para que todos possam apresentar suas ideias e sugestões.
Recentemente esteve presente junto aos organizadores do fórum de Osvaldo Cruz, o economista e especialista em marketing, José Leonardo Quintino, com o objetivo de apresentar e ouvir essas ideias.
José Leonardo Quintino é consultor do SEBRAE e responsável pelo programa de aceleração de startups da EVOA. Além disso, nos últimos cinco anos, ele atuou como Diretor Executivo do Centro de Inovação de Maringá.
As ideias apresentadas agradaram o economista e abriu a oportunidade para que ele pudesse apresentar novas sugestões, bem como corrigir alguns detalhes dos planos, e ele destacou que o projeto tem tudo para alcançar grandes realizações.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz, Edivaldo Marconato, na próxima reunião serão dados os primeiros passos para o início do trabalho do Fórum de Desenvolvimento Social e Econômico de Osvaldo Cruz.