Entre as questões de importância vital relacionadas a proteção ambiental, está a questão das nascentes, a sua proteção para que sejam preservadas e que seja observado o quanto são fundamentais para todos.
Muitas nascentes acabam perecendo por falta de conservação, na maioria das vezes essas nascentes se localizam em áreas de pastagens e os proprietários das áreas utilizam apenas como bebedouro dos animais de suas manadas, provocando com isso, por conta do pisoteio, a compactação do solo ao redor e isso dificulta que o lençol freático localizado naquela área, continue permitindo o fluxo da água para a superfÃcie.
A conservação pode ser relativamente simples para que as nascentes sejam preservadas, protegidas, na maioria dos casos, basta que se faça um isolamento com cerca no entorno da área, respeitando os limites mÃnimos necessários, no caso, cinquenta metros de perÃmetro, segundo o código ambiental e a natureza cuidará do resto.
Essa providência vai permitir uma recuperação das plantas nativas, a presença dessas plantas, com as suas raÃzes, criará uma proteção natural e a própria nascente contribuirá para a multiplicação dessas plantas, a maioria frutÃferas, que atrairá pássaros e outros animais silvestres, multiplicadores dessas espécies, por serem semeadores naturais.
A maioria das nascentes estão localizadas em propriedades rurais, cabendo aos proprietários entender que as nascentes são diretamente responsáveis pela manutenção do lençol freático, da biodiversidade e dos cursos d’água.
A engenheira ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, Silvana Aparecida Maciel, lembra mais uma vez a importância das nascentes para a biodiversidade, sendo fundamentais para a manutenção da vida e dos ecossistemas como um todo.
Ainda segundo Silvana Maciel, os profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de Osvaldo Cruz, estão à disposição para as orientações necessárias para a preservação das nascentes, inclusive para uma visita técnica se for necessário.