A Prefeitura de Osvaldo Cruz por meio do Fundo Social de Solidariedade, juntamente com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz) e os clubes de serviços da cidade, lançam nesta segunda-feira (01) a campanha local do Outubro Rosa 2018.
Ao longo de todo o mês, diversas ações serão desenvolvidas para orientação e prevenção do Câncer de Mama. Entre as ações há um calendário estabelecido pela Secretaria de Saúde do município, que visa atender as mulheres na rede pública para exames e encaminhamentos.
A entrevista à imprensa, a Presidente do Fundo Social e Primeira Dama de Osvaldo Cruz, Eliana Mazucato, falou sobre como será realizada a campanha na cidade. “Serão feitas atividades de conscientização por toda rede pública de Assistência Social, além de parcerias com igrejas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, clubes de serviços e outras entidades", destacou.
Durante todo o mês de outubro, os postos de saúde da cidade estarão abertos às quartas-feiras, no horário das 17h às 20h, só para a coleta de materiais preventivos ao câncer de mama e de colo de útero (chamado de Papanicolau).
No dia 27, um sábado, a Saúde Municipal organiza um Dia "D" de mobilização contra o câncer em mulheres e as unidades estarão abertas para receber a população.
Às quartas-feiras de outubro terão atendimento nas seguintes unidades no horário das 17h às 20h:-
- 03/10: postos nos bairros Mira Ira e São José.
- 10/10: Vale do Sol-1 e Santa Tereza.
- 17/10: Paraíso e Vale do Sol-2.
- 24/10: Centro de Saúde e Álvaro Campoy.
- 31/10: Primavera e Santa Tereza.
Outubro Rosa
Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com uma campanha chamada Outubro Rosa. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia.
O nome da campanha tem referência no laço rosa que é usado desde a 1ª Corrida da Cura, realizada em Nova York, para estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama. Foi por este mesmo motivo que posteriormente prédios, monumentos públicos, pontes e teatros passaram a ser iluminados com a cor rosa neste período, tal como acontece na maioria das cidades do país, bem como a ideia de realizar corridas, passeatas e eventos acerca do tema usando balões, camisas e outros objetos rosados.
Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura. De 1º a 31 de outubro, são realizadas palestras e a distribuição de materiais informativos à sociedade para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil – algo em torno de 25% do público feminino – perdendo apenas para o câncer de pele. Ele comumente costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos.
Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Por isso, pegue o hábito de apalpar sempre as suas mamas, prestando sempre bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho.
O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.