Uma decisão do governador João Doria (PSDB) levou ao fechamento do Polo do Projeto Guri em Osvaldo Cruz e de outras 160 unidades no Estado de São Paulo.
A decisão foi comunicada na manhã desta sexta-feira (29). Segundo informações, todos os educadores do estado foram convocados pra uma reunião, cada um na sua respectiva regional. Os professores e coordenadores da nossa região, estiveram em Presidente Prudente e foram comunicados que haverá um corte de verba e com isso, vários pólos do Projeto Guri irão fechar as suas portas.
Na regional de Presidente Prudente, cerca de 18 cidades perderão os polos do Projeto Guri, entre elas estão Osvaldo Cruz, Adamantina, Martinópolis, Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Ouro Verde, Junqueirópolis, entre outras.
Em entrevista para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, um educador do Projeto Guri afirmou que foram demitidos dois terços dos funcionários da nossa região.
No final do ano passado o Projeto Guri de Osvaldo Cruz comemorou 20 anos de existência e realizou um grande evento, no auditório da Faculdade Reges. Cerca de 250 crianças estão matriculadas no Polo de Osvaldo Cruz e serão dispensadas das aulas.
Sobre o Projeto Guri
O Projeto Guri é considerado o maior projeto sociocultural brasileiro, oferecendo no contra turno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, tecnologia em música, além de vários tipos de instrumentos musicais.
Os cursos são para crianças em idade entre 6 e 18 anos e nos 335 polos de trabalho em todo o interior e litoral do Estado de São Paulo, em cerca de 22 anos de existência, já foram atendidos no total, mais de 650 mil jovens e a missão é a formação com excelência, a formação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
Posicionamento do Governo
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que enviou uma nota sobre sua posição.
Segue a nota na íntegra:
O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado.