A celebração da Quarta-feira de Cinzas assinala para os católicos de todo o mundo, o inÃcio da Quaresma, perÃodo de preparação para a Páscoa, com a duração de 40 dias, marcado pelo jejum, o apelo à partilha e à penitência.
De acordo com o Pároco da Igreja Matriz de São José, de Osvaldo Cruz, padre Rogério Mendes, a quaresma é um tempo mais intenso de preparação, para que nós possamos Celebrar os mistérios centrais da nossa fé, que são a Paixão, a Morte e a Ressurreição do Senhor. Quaresma então, são esses 40 dias que antecede estes mistérios.
Iniciamos na quarta-feira a quaresma, impondo nas nossas frontes as cinzas, lembrando que do pó nós viemos e ao pó voltaremos, chamando cada um de nós a contrição, a Penitência, a oração, ao jejum e a caridade.
Essas três realidades, a igreja propõe a todos os seus filhos ao longo da Quaresma. O jejum leva o eu de cada um de nós a sintonizar com as nossas misérias, com as nossas fragilidades, com os nossos limites; a oração leva ao encontro com Deus, a estabelecer com ele uma intimidade e a caridade, leva ao encontro dos mais necessitados, dos pobres, daqueles que necessitam das nossas mãos estendidas, da nossa acolhida, destacou o Pároco.
Confira a programação para a Quarta-feira de Cinzas
- Missa na matriz às 7 horas da manhã e às 19:30.
- Missa na comunidade Nossa Senhora Rosa MÃstica à s 20 horas.
- Nas demais comunidades aqui de Osvaldo Cruz, haverá celebração da palavra com imposição de cinzas.
- E na paróquia São Benedito de Sagres e São João Batista de Salmourão, missa às 19:30.