Incêndio atinge prédio histórico da antiga Estação Ferroviária de Presidente Epitácio

27/08/2019 08h22 Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h desta segunda-feira (26) para combater as chamas no imóvel que fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade.
Por G1, Presidente Epitácio - SP
Incêndio atinge prédio histórico da antiga Estação Ferroviária de Presidente Epitácio .

Um incêndio atingiu na manhã desta segunda-feira (26) o prédio da antiga Estação Ferroviária de Presidente Epitácio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu metade da estrutura interna do imóvel e parte do telhado, que veio abaixo. A parte externa permaneceu intacta.

Os bombeiros foram acionados por volta das 10h para o atendimento da ocorrência no local e concluíram os trabalhos de combate ao fogo às 11h.

Ainda de acordo com os bombeiros, a suspeita é de que usuários de drogas, que moram dentro do prédio de forma irregular, tenham algum tipo de relação com o início do fogo.

Projeto busca implantação de trem turístico em Presidente Epitácio

O prédio é considerado patrimônio histórico da cidade e fica na Avenida Presidente Vargas, no Centro.

O imóvel está sob a responsabilidade da Prefeitura de Presidente Epitácio.

A perícia da Polícia Científica foi acionada para apurar as causas do incêndio.A Estação Ferroviária de Presidente Epitácio foi assunto de uma das reportagens publicadas pelo G1, em dezembro de 2016, em uma série especial que abordou o transporte por trens na região de Presidente Prudente, ocasião em que a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana completou 100 anos no Oeste Paulista.

Na época, a Prefeitura de Presidente Epitácio explicou os motivos e objetivos de um projeto destinado a desenvolver o transporte turístico sobre trilhos.

Projeto de revitalização

Em nota, a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio informou na tarde desta segunda-feira (26) que recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no dia 6 de junho de 2018, a cessão de uso gratuito do imóvel do prédio da Estação Ferroviária, bem público de propriedade do governo federal.

O Poder Executivo explicou que, desde então, o município tomou posse do imóvel e passou a elaborar um projeto de reforma/revitalização do prédio público.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em julho de 2018 e, a partir de então, o município passou a buscar recursos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

A Prefeitura esclareceu que o projeto está avaliado em torno de R$ 600 mil e, depois de executado, o prédio será utilizado para abrigar as futuras instalações da Secretaria de Turismo e Cultura.

O local também servirá, conforme o Executivo, para a exposição do acervo fotográfico do município.

Quanto ao incêndio nesta segunda-feira (26), a Prefeitura salientou que registrou um Boletim de Ocorrência, a fim de que as autoridades policiais investiguem as causas do fogo no local.

Além disso, o Executivo determinou que a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do setor de engenharia, proceda à avaliação dos danos materiais causados ao prédio em razão do incêndio, a fim de verificar se há riscos de desabamento e os custos para a reforma.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular