Mais de 500 atendimentos nas áreas de reintegração social (palestras, capacitação, confecção de Certidão de Nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, exames laboratoriais (HIV, Sífilis, glicemia, Aferição de Pressão Arterial, e Hepatite B e C) foram realizadas durante a III Jornada da Cidadania e Empregabilidade na Unidade Prisional do Município de Pracinha. A Jornada teve início no dia 18 e se encerrou no 25 de setembro de 2018. A expectativa acerca dos serviços oferecidos à população carcerária foi alcançada.
As palestras abrangeram diversos temas, entre eles: Resiliência, ministrado pelo Agente de Segurança Penitenciária Júnior César Santiago e Tráfico Privilegiado pelo Agente de Segurança Penitenciária Sérgio Ribeiro.
Além disso, os reeducandos que exercem função como monitor na área escolar da Unidade receberam uma capacitação do Grupo de Apoio Vida Nova - Cruz Azul, ministrada pelo facilitador e Agente de Segurança Penitenciária Nivaldo dos Santos.
Os profissionais agentes penitenciários, técnicos, professores e demais funcionários também receberam a capacitação.
Esse trabalho visa orientação e reflexão acerca do uso de drogas, onde através de vivências e dinâmicas de grupo, possam refletir sobre os malefícios que a substância produz.
Os testes e exames laboratoriais foram realizados de forma rápida e eficaz, o que colabora para seu diagnóstico.
O número de Certidão de Nascimento, RG, CPF e Carteira de trabalho emitidas foi expressivo, o que possibilita humanização dos presos, pois retirar um documento é abrir uma janela para a cidadania. O trabalho da coleta de dados e emissão teve como parceria a vinda de representantes do GRATE (Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação) e o SERT (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) através PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Presidente Prudente.
O Diretor da Penitenciária de Pracinha, Wellinton Ricardo Pereira Lima, enfatiza que as ações realizadas são de grande importância, destacando a relevância das parcerias, e aproveitou a oportunidade para destacar que a produção da Carteira de Trabalho por exemplo, é um passaporte para garantir o acesso aos direitos trabalhistas, é uma conquista, um direito para que este possa ser reintegrado não somente à sociedade, mas sim ao mercado de trabalho. Coloca ainda que não só a Carteira de Trabalho, mas todos os documentos de forma geral serão importantes, pois estimulam, trazendo dignidade, sob uma perspectiva de um futuro melhor.
Parceiros
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD), e a emissão de carteiras de trabalho se deu pela Secretaria de Relações do Trabalho (SERT), regional de Presidente Prudente.