Jovem tupãense é destaque no Youtube com canal de jogos

08/05/2019 07h41 Victor tem 25 anos e cerca de 50 mil inscritos em seu canal no Youtube, onde atua como streamer, com narrações de CS GO, um jogo praticado mundialmente.
Redação - Acally Toledo - Informações: Tupã City, Tupã - SP
Jovem tupãense é destaque no Youtube com canal de jogos .

O tupãense Victor Augusto Souza Soares, de 25 anos, tem cerca de 50 mil inscritos em seu canal no Youtube, onde atua como streamer, com narrações de CS GO, um jogo praticado mundialmente. Ele vive exclusivamente com os rendimentos do canal. Bacharel em Direito, ele é conhecido no mundo dos jogos como JokerBR. 

Victor conta que passou a atuar no Youtube de forma mais profissional desde 2015. "Comecei a gravar meus vídeos de gameplay por volta de 2013, mas no começo era apenas uma forma de passar o tempo, não havia pretensão alguma de trabalhar com Youtube ou até mesmo que o canal cresceria tanto até chegar a 48 mil inscritos", disse. 

Segundo Victor Soares, o CS GO é a versão mais atual do jogo Counter-Strike, que 'estourou' antigamente na época das "lan houses" em todo Brasil. É um jogo de FPS (First Person Shoot), com o objetivo de um time plantar a bomba e o outro desarmá-la dentro do tempo de cada round (ao todo são 16 rounds). 

A atuação de Victor no CS GO é na parte de transmissões ao vivo e narração dos campeonatos disponíveis no cenário internacional e nacional. "A interação com o público é algo mágico, ela ocorre de várias formas, mas usando minhas 'lives' como "ponte" para isso. Ou seja, em cada 'live' feita no canal (narração ou uma jogatina casual) o público está naquele momento comigo, cada um em sua casa, mas todos conectados à minha transmissão, torcendo, zoando, brincando, desabafando, conversando, etc.". 

O streamer explica que as narrações são complexas, pois envolvem basicamente dois fatores: direitos de imagem e disponibilidade (tanto financeira ou no calendário). Alguns jogos e campeonatos são livres de narração, qualquer um pode transmitir, basta ter o código da transmissão do jogo que é liberada em um site chamado HLTV. 

Victor conta que já chegou a transmitir um jogo para 35 mil pessoas. "Alguns campeonatos vendem seus direitos de transmissão, que é outra forma de conseguir narrá-lo e transmiti-lo no meu canal. O Youtube é literalmente um canal de TV, tem os patrocinadores, propagandas, tudo que acontece em uma emissora de TV, acontece no Youtube também." 

O streamer é uma pessoa que trabalha através de suas 'lives', sendo ele um jogador profissional, figura pública, Youtuber, influenciadores no geral etc.. Qualquer pessoa que trabalhe com 'lives' será chamado de streamer. "E nos dias atuais, cresce a concorrência nesse meio porque há muita gente boa no ramo. Independentemente da plataforma que é feita a 'live'", disse. 

Antes de trabalhar com o canal, Victor fazia Faculdade de Direito, sempre conciliando os estudos com o canal. Ele continua estudando e hoje cursa pós-graduação na área de direito civil na Unimar. 

Mas ele afirma que "o que arrepia e faz o coração pulsar" é a interação com a galera do canal, o que o faz se sentir praticamente um irmão mais velho dos jovens. "O que mais vejo no meu canal são pessoas que se sentem sozinhas fora da internet e tenho o trabalho de, além de fazer lives, ser o irmão mais velho, psicólogo, pai desse pessoal. Por trás das brincadeiras e jogatinas, tenho um trabalho fundamental na vida dessas pessoas, faço com que elas acreditem em si mesmas, que sejam sensíveis com o próximo, que ajudem, que auxiliem quem precisa. E isso é único para mim". 

Victor Soares consegue viver exclusivamente dos rendimentos financeiros do canal, que gira em torno de contratos para narrar e transmitir fora do seu canal para alguma organização, no próprio canal (a receita gira em torno de anúncios inseridos pelo Youtube nas lives e vídeos, assinatura mensal dos inscritos), patrocínios que desejam colocar sua marca no canal, doações dos inscritos e em breve terá também a venda das camisetas do canal. 

"Juntando tudo isso sai o meu salário mensal. Obviamente é algo muito inconstante, um mês dá para tirar um "x" e no outro mês pode variar para mais ou para menos. Porém, mesmo sendo um canal super pequeno, dá para viver disso, tendo em vista que com o crescimento do canal tudo em volta dele crescerá também!", afirmou.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular