Junho Violeta: campanha reforça a prevenção da violência contra a pessoa idosa

31/05/2024 10h36 Adamantina terá atividades no Junho Violeta, de prevenção à violência contra os idosos.
Por: Siga Mais, Adamantina - SP
Junho Violeta: campanha reforça a prevenção da violência contra a pessoa idosa .

O sexto mês do ano é chamado de Junho Violeta, denominação dada ao período pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas a combaterem os atos de violência contra os idosos.

Em Adamantina, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos CRAS e CREAS, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), OAB, Secretaria de Saúde, Residência Inclusiva, Pai Nosso Lar, Lar dos Velhos, Santa Casa de Adamantina realizaram diversas atividades.

A programação traz durante todo o mês de junho a distribuição de panfletos informativos nas estratégias de saúde da família e para a população em geral.

Para este ano, serão realizadas ainda rodas de conversa com a população idosa que é atendida em cada uma das unidades básicas de saúde do saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre os tipos de violência que ela está sujeita.

A novidade do junho violeta é a realização do I Simpósio da Rede de Proteção da Pessoa Adulta, Idosa e seus familiares com a temática “O Olhar Acolhedor e Humanizado para a Pessoa Idosa”. A ação acontecerá no dia 21 de junho, às 8h, no Anfiteatro Fernando Paloni.

Como denunciar casos de violência contra idosos?

De acordo com o Estatuto do Idoso, (Lei nº 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.

Diante de qualquer situação, as denúncia podem ser feitas pelo – disque 100 (Direitos Humanos); – 190: Polícia Militar (para situações de risco eminente) e no Conselho Municipal da Pessoa Idosa que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social que está situado na Alameda Armando Salles de Oliveira nº 367, telefone (18) 3521-1900.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular