A Justiça Eleitoral de Osvaldo Cruz realizou na manhã desta sexta-feira (04), o teste das urnas eletrônicas que serão utilizadas na área do Cartório Eleitoral da Comarca no domingo (06), dia das eleições.
Participaram da cerimônia, o Juiz Eleitoral de Osvaldo Cruz, Dr. Lucas Ricardo Guimarães, a juíza da 2ª Vara de Osvaldo Cruz, Lívia Maria Macagnan Ciciliati, o promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Owen Miuki Fujiki, o Chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Jorge Simão, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da imprensa.
No teste, algumas urnas foram escolhidas de maneira aleatória pelos presentes, sendo simulado o processo eleitoral com a retirada da zerésima, a votação em si, e por fim, a retirada do relatório e o encerramento da urna.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias acompanhou o teste das urnas e na oportunidade falou com o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Simão. “A auditoria das urnas envolve uma simulação de votação, observar fotos, números dos candidatos, para termos certeza que está tudo pronto para a eleição. No sábado começamos a montar as seções eleitorais, mas aqui na nossa comarca, as urnas serão levadas para os locais de votação no domingo bem cedo. Foi tudo previamente acertado com a Polícia Militar, teremos um maior efetivo para o dia das eleições e isso vai trazer uma maior segurança tanto para o eleitor, quanto para os candidatos, para que não tenhamos nenhuma conduta irregular.”, disse.
O Juiz Eleitoral, Dr. Lucas Guimarães também falou com a nossa reportagem “No domingo, dia das eleições, vai ter um processo especial de policiamento, pelo menos dois policiais em cada escola, também tivemos orientação aos mesários no tocante ao que pode ou não no dia. Aproveitar a oportunidade de pedir a compreensão da população, vá às urnas, se manifeste, exerça o seu direito, mas vá consciente dos seus deveres e das suas responsabilidades. Nós, da Justiça Eleitoral, estamos atuando de forma orientadora falando com os candidatos e, caso ocorra algo no dia, o eleitor pode procurar o Cartório eleitoral que vai estar aberto, eu estarei andando pelas seções eleitorais, o Ministério Público também estará presente e a meta é que a eleição ocorra sem problemas aqui na comarca de Osvaldo Cruz, mas se houver algum estamos prontos para atuar. Lembrando que após as eleições o processo democrático continua, com a fiscalização dos eleitos e da atuação tanto do legislativo quanto do executivo.”, finalizou.