Vai acontecer em Osvaldo Cruz nesta sexta-feira (14), às 9h, no Centro Cultural Maria Conceição de Arruda Villaça, o lançamento do 6º Concurso de Qualidade do Café Arábica da Nova Alta Paulista.
O evento vai reunir cafeicultores, pessoas interessadas em investir nesse segmento da agricultura e políticos da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), além de representantes de outros segmentos.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o agricultor e empresário do setor de cafés torrados e solúveis, Santo Altrão, que falou sobre como surgiu a ideia de unir novamente a região para resgatar a identidade de produtora de café, agora para uma cafeicultura de qualidade, mais moderna e rentável. “Isso tudo na verdade nasceu na cidade de Pacaembu, com dois senhores que fazem parte de uma Associação de Cafeicultores, que ficaram na insistência de provar que os cafés de nossa região têm tão boa qualidade como outros cafés de Minas, de Franca e outros pontos do país. O Sebrae abraçou a ideia e eles começaram a fazer concursos para mostrar que o café da nossa região tinha sim qualidade. Juntamente com todo esse trabalho nasceu também a ideia do ‘IG’, que é a Indicação Geográfica da Nova Alta Paulista, que está em processo de ser registrado e em breve o café da nova alta paulista terá um selo de origem, um selo de qualidade. No ano passado para surpresa e todos os nossos cafés, além de serem classificados nos concursos regionais, também foram classificados no concurso do Estado de São Paulo. Isso acabou dando mais entusiasmo para seguir buscando provar que o café da região tem qualidade sim.”, disse.
Nesta sexta-feira (14), às 9h no Centro Cultural em Osvaldo Cruz, vai acontecer o lançamento do 6º Concurso de Café Arábica da Nova Alta Paulista e além do café, as lideranças da AMNAP vão falar sobre os que eles têm de bom para ajudar os produtores, não só na cultura do café, como outras culturas também. “É muito importante dizer também que a CAT está trazendo a informação de créditos subsidiados pelo Governo de São Paulo que serão anunciadas no lançamento. Gostaria de lembrar também que ocorre nesta sexta-feira o lançamento, mas o concurso em si será dia 27 de setembro. Os cafés classificados aqui participarão do concurso estadual, inclusive com premiação em dinheiro. Depois de muitos problemas com geadas, nematoides, inúmeras doenças que tiraram o sono do homem da roça, foram surgindo novas técnicas, novos conhecimentos e também novas variedades de café mais resistentes inclusive ao clima da região, o café está de volta a nossa região. ”, destacou Santo Altrão.
De acordo com os organizadores do evento, o café bem tratado e produzido com técnicas modernas pode ser perfeitamente viável para pequenas propriedades.