No último dia 19 de novembro, o Fórum do Multiplic viajou para Maringá com parte de sua equipe para realizar visitas e reuniões sobre negócios e planejamento de novas ações.
A viagem chamada de "Missão" teve como objetivo buscar novos modelos para desenvolvimento de Osvaldo Cruz em alguns setores. Para concluir esse objetivo, a agenda de reuniões contou com visitas as seguintes instituições: Sicoob Metropolitano, Evoa - Aceleradora de Startups, Associação Comercial de Maringá, COPEJEM - Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá e Convention & Visitors Bureau.
A primeira visita dos coordenadores do Multiplic foi no Sicoob Metropolitano e Evoa, uma aceleradora de startups de Maringá. O projeto funciona como um apoio ao desenvolvimento de empresas com potencial de crescimento ajudando assim a alavancar sua ideia globalmente.
A Cooperativa de Crédito Sicoob Metropolitano, investidor do Evoa, foi quem apresentou o projeto para os coordenadores do Multiplic. A ideia do Fórum é se espalhar no Evoa como referência e estabelecer uma parceria para o CEI - Centro de Empreendedorismo e Inovação para implantar em Osvaldo Cruz o modelo de aceleradora de startups, com a parceria do Sicoob.
O CEI é uma ideia, fruto de um projeto ainda em fase de planejamento de implantação, do Multiplic, que visa incentivar o público jovem a prática empreendedora. A visita ao Evoa serviu como inspiração para viabilizar o andamento desse novo projeto idealizado que irá oferecer aos jovens espaços para que possam trabalhar e se desenvolver.
Percebendo a necessidade de investir nos jovens para o crescimento da cidade, o Multiplic está investindo em buscar novas ideias que possam fazê-los criar oportunidades.
Na segunda reunião, o grupo conheceu o COPEJEM - Conselho Permanente do Jovem Empresário, que possui uma atuação bastante dinâmica que procura subsídios para aperfeiçoamento dos jovens empresários. O objetivo do conselho é preparar jovens para se tornarem líderes e assumirem empresas no futuro.
O Multiplic, como citado, em virtude de apostar nos jovens osvaldocruzenses, tem o projeto Multiplic Jovem, que buscará trabalhar a favor do fomento ao interesse em liderar e empresariar desse público. Com o projeto ainda em planejamento, a visita ao Copejem pode ajudar nessa construção de novas ideias.
Finalizando o roteiro de visitas, o último lugar que rendeu uma produtiva reunião foi Convention & Visitors Bureau. Esse por sua vez, é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para fomentar o turismo de eventos e negócios em Maringá, com o objetivo de aquecer e movimentar a economia local.
Em uma reunião de trabalho, o encontro de ambas as diretorias teve como intuito discutir como pode ser estimulado o turismo em Osvaldo Cruz.
De acordo com o presidente da Aceoc, Edivaldo Marconato, Osvaldo Cruz enxerga no turismo um grande potencial e busca se espelhar em cidades que também apostam no segmento. "Viemos atrás de expertise em turismo. Achei interessante o trabalho do Convention que nos apresentou caminhos diferentes que podemos seguir", afirmou.
Segundo a superintendente executiva do Convention, Yara Linschoten, a troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento do setor, que é tão dinâmico. "O turismo é um segmento que exige muita criatividade e inovação. O desenvolvimento é diário. Ao longo dos 16 anos de Convention, Maringá cresceu e potencializou muito o turismo. Identificar o cenário da cidade e conhecer cases é o primeiro passo para se investir no setor".
Todas visitas tiveram como objetivo buscar modelos de empresas e entidades consolidadas, para que os projetos do Multiplic sejam embasados em exemplos de sucesso. A busca por parcerias e melhorias é uma forte característica do Fórum Multiplic para criar novos projetos.
MULTIPLIC suas ideias! Preencha a Ficha de Inscrição no site do Multiplic.org ou visite o Multiplic, em sua sede localizada no mesmo prédio da ACEOC. Ligue (18) 3528-2130.
Acompanhe o Multiplic nas redes sociais: Multiplic OC