Envelhecer demanda mais cuidados e isso pode fazer com que alguns idosos sejam encaminhados, por necessidade ou segurança, para uma instituição de longa permanência. Em Adamantina, por exemplo, cerca de 45 idosos estão atualmente no Lar dos Velhos, dividindo os dias e muitas vezes, os momentos de angústia e solidão.
Mas desde agosto de 2019, além dos desafios desta fase, os idosos adamantinenses compartilham doces minutos. Isso porque o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Cultural do Estado de São Paulo e Economia Criativa, grupo Branco Peres, Colchões Castor, Cocipa, Linoforte e MKM Produtora apresenta: "Adoçando com Melodia", um projeto que tem como objetivo garantir o acesso à cultura por meio da música aqueles que passam por situações complicadas.
APRESENTAÇÕES
Semanais e com duração de até 90 minutos, as apresentações tem ritmos ecléticos para agradar aos mais variados estilos, acrescentando momentos de prazer afastando e amenizando sentimentos como ansiedade, medo, solidão e tristeza.
A ação no Lar conta três integrantes que levam alegria e cultura para os presentes na instituição.
MAIS SAÚDE
Com isso, os idosos também são expostos aos benefícios da música, como: estimulação da fala, já que o canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória; aumento de força e consciência corporal, pois o ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura; diminuição dos sintomas de depressão, visto que o convívio social diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções e; redução os níveis de estresse, diante da interação, o que também pode evitar o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.