As ações de vandalismo registradas no Cemitério Municipal de Osvaldo Cruz foram um dos principais assuntos discutidos na imprensa local e regional na última semana. As autoridades do municÃpio se manifestaram sobre o problema e a prefeitura adotou medidas emergenciais de segurança, no intuito de proteger o campo santo. (Relembre as medidas)
Segundo o prefeito Edmar Mazucato, a segurança foi reforçada naquele local, câmeras de segurança estão sendo instaladas para monitorar 24 horas por dia o cemitério e novos holofotes foram instalados para melhorar a iluminação, tudo para evitar esse tipo de vandalismo.
No entanto, ao que parece, nada consegue deter os vândalos que agem na calada da noite, quebrando túmulos no cemitério por pura maldade ou para zombar mesmo das autoridades, demonstrando completa falta de respeito com as famÃlias, cujos entes queridos estão sepultados naquele local.
O desrespeito vai muito além dos prejuÃzos materiais, passa principalmente pela profanação dos túmulos que guardam os restos mortais de pessoas queridas de tantas famÃlias, que têm ali, as únicas referências materiais que restaram de pessoas importantes na história de cada uma.
Nesta terça-feira (27), mais uma vez os vândalos agiram quebrando uma série de novos túmulos, burlando a vigilância e as novas medidas de segurança implementadas no cemitério municipal e causando novos prejuÃzos para outras famÃlias, dessa vez na parte mais antiga do cemitério.
As famÃlias estão revoltadas com mais essa ação de vandalismo que danificou mais uma série de túmulos e causou novos prejuÃzos, materiais e sentimentais para outras tantas pessoas. Alguma coisa ainda mais concreta precisa ser feita para deter essas malfadadas ações no campo santo de Osvaldo Cruz.