Ministério da Educação anuncia notas do IDEB

05/09/2018 17h39 O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil.
Redação - Acally Toledo e Kako de Oliveira, Osvaldo Cruz - SP
Ministério da Educação anuncia notas do IDEB .

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com os números nacionais e os detalhes de cada escola de todos os municípios do país.

Segundo a Agência Brasil, o IDEB é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Desde a criação do indicador no ano de 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Índices em Osvaldo Cruz

O resultado da avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas do município de Osvaldo Cruz referente ao ano de 2017 ultrapassou a meta nacional, porém ficou um pouco abaixo da estipulada pelo MEC para a cidade.

A diferença entre a nota alcançada pelas escolas do município e a meta estipulada no índice geral, foi de 0.2 pontos. Segundo a avaliação do Ideb, o município de Osvaldo Cruz obteve 6.3 pontos para uma meta de 6.5.

O índice geral de educação básica do município reúne as avaliações das escolas das redes municipal e estadual, porém individualmente as escolas recebem suas próprias avaliações de desempenho dos alunos.

Para o ano de 2017 a meta estipulada para Osvaldo Cruz era de 6.5 pontos, porém, o ano começou bastante conturbado, especialmente com a interferência do Ministério Público local, que exigiu uma série de mudanças relacionadas aos profissionais contratados através de processo seletivo. Por conta disso, muita coisa precisou ser mudada, houve a realização de concursos para a contratação efetiva de novos professores e outros profissionais, o que pode ter influenciado no desempenho dos alunos e professores, interferindo no resultado da avaliação.

No entanto, segundo a Secretária Municipal de Educação do município, Maria Leny Scramin, individualmente, das cinco escolas da rede municipal avaliadas, apenas duas ficaram abaixo da meta estipulada pelo MEC. "Cinco escolas de educação básica da rede Municipal foram avaliadas e apenas duas não alcançaram a meta. Destaque para a Escola Getúlio Vargas, que alcançou nota 7.1, quando a meta estipulada para 2017 para a escola, era de 6.8. O resultado alcançado corresponde a meta estipulada já para 2021.", destacou.

Segundo Maria Leny Scramin, Secretária de Educação de Osvaldo Cruz, as escolas da Rede Municipal obtiveram os seguintes resultados:

- Escola Carmen Nápoli de Castro – 6.5 para uma meta de 6.4, resultado acima da meta estipulada.

- Escola Alice Bernardes Silva – 6.3 para uma meta de 6.7. Segundo a Secretaria de Educação, a escola ficou abaixo da meta estipulada, mas uma reunião de avaliação interna já foi realizada para que possa entender o que não deu certo e o que será necessário fazer para que o resultado melhore o mais rapidamente possível.

- Escola Rosa Ruth Rugia Martins - Alcançou exatamente a meta estipulada de 6.3 pontos na avaliação do Ideb.

- Escola Max Wirth - Alcançou a nota 5.7 para uma meta de 6.3. Foi a escola que ficou mais abaixo da meta estipulada pelo MEC para o ano de 2017 e, segundo a Secretaria de Educação, também já foi realizada uma reunião para uma avaliação interna com os professores, coordenadores e representantes da Secretaria, no intuito de entender a razão desta escola ter ficado abaixo da meta. Isso já acontece a alguns anos e os profissionais da educação estão trabalhando para que o índice para os próximos anos sejam melhores, conseguindo atingir ou ultrapassar as metas estipuladas.

- Escola Dr. Getúlio Vargas - Ultrapassou a meta estipulada para 2017. A escola tinha meta de 6.8 pontos e alcançou a nota 7.1. Esse resultado era estabelecido como meta somente para 2019.

A Secretária de Educação de Osvaldo Cruz, Maria Leny Scramin, destacou que a diferença para alcançar a meta na avaliação de todas as escolas do município é de apenas 0,2 pontos e que será possível recuperar esse resultado rapidamente.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular