O municÃpio de Sagres recebeu na última quarta-feira, 13, a certificação de MunicÃpio Verde Azul, um programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e que concede privilégios aos municÃpios classificados com o selo, para buscar recursos a serem investidos nas ações ambientais e de sustentabilidade.
Nesta quarta-feira (13), o vice-governador Márcio França, anunciou o Ranking Ambiental 2017, do Estado de São Paulo. A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa MunicÃpio Verde Azul (PMVA).
A classificação deste ano foi para 48 municÃpios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos.
Em 2017 foram implementadas inovações no Programa, novidades para os municÃpios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro.
Na região, apenas Adamantina com nota 80.87 e Sagres com 84.22, foram certificados. Em todo o estado, apenas 48 dos 645 municÃpios receberam certificação.
O prefeito de Sagres, Ricardo Rived Garcia, juntamente com a Engenheira Ambiental, Camila Iembo Sampaio de Souza, responsável pelo setor de meio ambiente da prefeitura daquele municÃpio, gestora das ações do Programa Verde Azul, estiveram presentes ao evento de premiação e comemoraram muito a conquista.
Segundo a Engenheira Ambienta, Camila Iembo Sampaio de Souza, gestora da Secretaria de Meio Ambiente do municÃpio, foram dez diretivas com mais de cem ações a serem realizadas e comprovadas para serem analisadas como efetivas de sustentabilidade pela Secretaria de Meio ambiente do Estado e comprovar o benefÃcio dessas ações para a preservação do meio ambiente.
Tratamento de resÃduos sólidos, ações de educação ambiental junto à s escolas do municÃpio, entidades e com a comunidade, buscando desenvolver a importância da consciência ambiental na população.
Tudo foi realizado com muita responsabilidade, um trabalho realizado com poucos recursos, porém, com muito comprometimento por parte da equipe, com todos muito envolvidos e focados no objetivo, que, felizmente foi alcançado.