Um novo tumulto ocorrido entre o final da tarde de domingo (3) acabou resultando na transferência de detentos da Penitenciária de Flórida Paulista.
As informações foram obtidas pela reportagem simultaneamente quando o fato ocorria no presídio, sendo que nossa reportagem buscou informações e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SAP), através de nota enviada à nossa redação confirmou os fatos ocorridos. Segundo a SAP, alguns detentos iniciaram um tumulto isolado no Pavilhão Disciplinar da unidade prisional.
A SAP informou ainda que o princípio de tumulto ficou restrito naquele pavilhão e foi contido por servidores da unidade sem o registro de nenhuma intercorrência.
Nossa reportagem obteve ainda a informação de que, em razão do acontecimento, um total de 29 detentos foram transferidos para a Penitenciária de Presidente Venceslau onde vão cumprir medida disciplinar.
SEGUNDA VEZ NO ANO
Vale destacar que esta é a segunda vez no ano de 2019 que um tumulto ocorrido no interior da unidade prisional de Flórida Paulista coloca em cheque a estabilidade da penitenciária, em outra ocasião no primeiro semestre deste ano, vários presos precisaram ser transferidos após um início de motim.
SUPERLOTADA
Dados da Secretaria de Administração Penitenciária, revelam que atualmente a Penitenciária de Flórida Paulista está entre as mais superlotadas da região com 2.084 detentos, quando sua capacidade é para apenas 844 presos, portanto, 1.240 homens a mais no espaço.