A prefeitura de Osvaldo Cruz decretou situação de emergência na saúde pública do município para adotar medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.
De acordo com o decreto n°4.419, datado do dia 05 de fevereiro de 2020, o município pode contar com medidas emergenciais e autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a requisitar pessoal e equipamentos de outras secretarias para combate aos focos do mosquito transmissor.
O decreto também autoriza o Município a contratar de forma excepcional pessoas para trabalhar temporariamente para atender os objetivos de combate à doença.
Ainda segundo o que consta no documento, o vírus da dengue se divide em quatro subtipos, denominados Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Em Osvaldo Cruz, até o ano de 2018, havia a circulação dos vírus Den-1 e Den-3. Em 2020 já existe incidência do vírus Den-2, e por conta disso, a maioria dos moradores de Osvaldo Cruz estão suscetíveis à dengue e seus agravantes com risco de morte.
Casos em Osvaldo Cruz
Até a última sexta-feira (07), a Vigilância Epidemiológica havia confirmado 155 casos positivos da doença. Além desses, 267 aguardam resultados de exames.