Além da festa e do aprendizado, sediar e participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve uma importância a mais para o Osvaldo Cruz. A atuação do Azulão na Copinha serviu como um reforço para a marca do time e também como o primeiro passo no planejamento da equipe profissional para o Campeonato Paulista, Segunda Divisão de 2018.
Segundo o presidente Rubens Romanini, alguns jogadores que se destacaram na Copa SP estarão no elenco dirigido novamente por Luciano Baiano, mas as definições dependem de alguns acertos e por isso, os nomes não foram divulgados por enquanto.
Por sua vez, outros clubes demonstraram interesse em atletas do Azulão, também por meio da Copinha, como o zagueiro Heron, o lateral-esquerdo Carlos Henrique, o atacante Ronald e o centroavante Carlos Roberto, que já têm acertos bem encaminhados e podem deixar Osvaldo Cruz nos próximos dias.
A Ponte Preta confirmou que existe uma parceria com o Azulão e que há a possibilidade de alguns destaques da Copinha chegarem à Macaca, porém, não divulgou nomes.