A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da SAMA - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebeu na última semana a 1ª colocação no ranking regional que fiscaliza o Ãndice de qualidade de aterro de resÃduos urbanos.
Com expressiva pontuação, Osvaldo Cruz foi a cidade que mais chegou próximo ao dez no IQR, mantendo em 2017 o mesmo indicador de 2016 (9,6).
O prefeito Edmar Mazucato atribui o bom desempenho ao investimento da administração não só à gestão propriamente dos resÃduos sólidos destinados no aterro, mas a outras ações complementares, como investimento na coleta seletiva e a implantação de um programa de limpeza de terrenos baldios da cidade. "Temos uma grande preocupação com o meio ambiente e no cumprimento da lei que instituiu a PolÃtica Nacional de ResÃduos Sólidos.", enfatiza.
Oito cidades da região de Presidente Prudente (15%) dispõem seus resÃduos sólidos urbanos de forma inadequada, de acordo com o Inventário Estadual de ResÃduos Sólidos Urbanos 2017, divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). São elas: Ãlvares Machado, Caiuá, Dracena, Pacaembu, Panorama, Presidente Venceslau, Sagres e Santa Mercedes. Outras 45 (84,9% do total) tiveram sua disposição considerada como adequada pelo órgão.
De todos os 53 municÃpios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo praticamente metade (24) apresentaram queda na nota de zero a dez, concedida pelo levantamento. Outras 23 obtiveram uma melhora no indicador, e as seis remanescentes mantiveram a exata mesma nota de 2016.
Meio Ambiente
Além da conquista, a SAMA também realiza vários projetos ambientais para melhorias em todo o municÃpio.
De acordo com o secretário, Luiz Baptista Júnior, por estarmos no mês do Meio Ambiente (junho), a secretaria está revitalizando a praça da rua João Caliman, próximo ao Centro de Pediatria “Dr. Tavares” e também entregando ao pessoal da ACOC -Associação de Catadores de Osvaldo Cruz, novos uniformes.
"Tivemos a alegria de receber essa pontuação da Cetesb, e esperamos continuar com esse destaque nos próximos anos. Também gostaria de ressaltar o apoio da população, que sempre se empenhou para descartar corretamente os resÃduos de construção, os resÃduos de podas e jardinagem, a coleta de lixo seletiva, entre outras ações ambientais", agradeceu o secretário.