Osvaldo Cruz plantou 500 árvores por ano em média nos últimos 12 anos

26/10/2018 04h50 Planejamento é para 15 mil árvores a partir deste ano, segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Redação - Kako de Oliveira - Informações: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Osvaldo Cruz plantou 500 árvores por ano em média nos últimos 12 anos (Foto: Assessoria de Imprensa)

Muitas vezes as pessoas podem ver a retirada de árvores em determinados locais, mas nem sempre sabem do trabalho de plantio que é feito nas áreas urbana e rural. Nos últimos 12 anos o município fez o plantio de 6 mil mudas, o que em média representa 500 árvores por ano.  Os números se referem ao período de 2005 a 2018, mas até o final do ano devem ser ainda maiores.

O melhor é a perspectiva para os próximos anos. A partir de 2018, já em fase de planejamento, serão plantadas mais 15 mil mudas para fins de pagamento do passivo (reposição necessária) florestal do município.

Área Urbana

A maior parte do plantio de mudas foi feita na área rural. Na cidade a política adotada é o plantio com critérios e planejamento em locais carentes de árvores.

Neste ano foram plantadas 250 mudas, que se somam ao trabalho permanente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. "O tempo é necessário para a formação dos espaços verdes. É o caso do bosque com 400 árvores que plantamos numa área do Conjunto Augusto Stofaletti, na região leste, entre o Sotei Furugen e o residencial Aurides Cavallini (34 unidades) próximos ao Tiro de Guerra. Lá já é possível a comunidade usufruir de um bosque muito agradável", disse a engenheira ambiental da Prefeitura, Silvana Maciel.

Outras áreas carentes de arborização e onde houve planejamento e plantio de mudas são a rua Santa Cecília com 23 árvores em formação desde o ano passado. 

Entre os residenciais Beija-Flor e Figueiras é a Rua Antonio Gabau, onde foram plantadas 35 árvores nativas. "O local já tem calçadas ecológicas e onde pretendemos seja formada uma floresta urbana. Depois poderemos levar o projeto para outros espaços. Nesse trecho não há fiação elétrica e é possível o plantio de árvores de grande porte. As copas dessas árvores tendem a se encontrar e formar um espaço de muita sombra.", observou Silvana Maciel.

Outro exemplo de planejamento no plantio de árvores é o canteiro da Avenida Antonio Francisco Monteiro, no Jardim Paraíso, onde a Prefeitura colocou 75 árvores de várias espécies entre nativas, frutíferas e ornamentais e cujas mudas já estão crescendo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular